Notícias

Orquestra dos Povos e Orquestra de Acordeons Infantojuvenil do Conservatório de Tatuí se apresentam no projeto ‘Música na Praça’

Evento gratuito acontece neste sábado, dia 19, às 11h, na Praça da Matriz de Tatuí

Orquestra dos Povos e Orquestra de Acordeons Infantojuvenil do Conservatório de Tatuí se apresentam no projeto ‘Música na Praça’

A Orquestra dos Povos e Orquestra de Acordeons Infantojuvenil do Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura, são destaques desta semana no Projeto ‘Música na Praça’, ação cultural da Prefeitura de Tatuí. Os grupos farão um concerto gratuito neste sábado, dia 19, às 11h, na Praça da Matriz da Capital da Música.

As orquestras são formadas exclusivamente por estudantes de diversas áreas como: Música Erudita e Música Popular.  Os grupos fazem parte da disciplina de prática de conjunto, que é obrigatória na grade curricular dos cursos da instituição. Esta prática torna-se fundamental para a formação escolar e profissional de seus integrantes. Além de garantir o reforço e a aplicação do aprendizado, visa também a manutenção e o aprimoramento do conhecimento teórico e das habilidades instrumentais. A Orquestra de Acordeons Infantojuvenil propõe a integração entre os jovens estudantes de acordeão que estão iniciando os estudos na área e querem vivenciar repertórios voltados as formações camerísticas, oriundos das músicas populares e eruditas. Já a Orquestra dos Povos traz a combinação de música do mundo, um repertório pouco tocado em orquestras, agregando o aprendizado de várias culturas musicais dos estudantes dos mais variados níveis e áreas.

Os dois grupos, atualmente, têm a orientação e regência do professor Thadeu Romano, com a coordenação de Túlio Pires.

No repertório deste sábado, as orquestras selecionaram músicas do cancioneiro brasileiro, incluindo Luiz Gonzaga (Asa Branca), Ivan Lins
(Bandeira do Divino), Folclore Brasileiro e Russo, passando pela música erudita de Antonio Vivaldi (Primavera) e pela canção francesa de Édith Piaf (La Foule), entre outros.

A apresentação dos grupos no projeto ‘Música na Praça’ será gratuita. Confira todos os detalhes da programação do Conservatório de Tatuí na Agenda Cultural da instituição.

 

SERVIÇO:

Concerto: Orquestra dos Povos e Orquestra de Acordeons Infantojuvenil do Conservatório de Tatuí
Prof. responsável: Thadeu Romano
Coordenação: Túlio Pires
Data: 19 de outubro de 2024, sábado
Horário: 11h
Local: Praça da Matriz de Tatuí/SP

Outros concertos

Agenda Cultural do Conservatório de Tatuí

https://www.conservatoriodetatui.org.br/agenda-cultural/
Mais informações: (15) 3205-8434

 

***

O Conservatório de Tatuí e a Sustenidos Organização Social de Cultura agradecem aos patrocinadores que apoiam nossas atividades por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura

Patrocinadores do Conservatório de Tatuí: Visa, Instituto CCR, Rede Itaú, Cipatex, Drogal e Sicoob

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório de Música e Teatro de Tatuí é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina, importante equipamento de formação e difusão artística da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento, todos gratuitos, nas áreas de Artes Cênicas, Música Erudita, Música Popular e Educação Musical. Atende cerca de 2.700 estudantes anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.