Notícias

Programação cultural do Conservatório de Tatuí agita a capital da música no mês de dezembro

Concerto Duo das Américas está entre os destaques da agenda do mês, além das últimas apresentações desta temporada dos Grupos Artísticos e Pedagógicos da instituição, Recitais de Formatura e muito mais

Programação cultural do Conservatório de Tatuí agita a capital da música no mês de dezembro

O Conservatório de Tatuí, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e considerada a maior escola de música e teatro da América Latina, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura, prepara uma intensa programação cultural para o mês de dezembro. O concerto Duo das Américas – formado por Darrin C. Milling e Deborah Fernandes Nilson, é um dos destaques e será realizado no Teatro Procópio Ferreira. Sessões de cinema gratuitas, do ‘Cine Bibi’, além de muita música com os Recitais de Formatura e diversas apresentações dos Grupos Artísticos e Pedagógicos da instituição completam a agenda.

O mês de dezembro inicia com uma programação intensa e diversificada no Polo São José do Rio Pardo. Já nos primeiros dias, a unidade promove a 2ª Semana de Prática de Conjunto. Na segunda-feira, dia 2, o Auditório Semiaberto será palco da Camerata de Violões e do Grupo de Percussão Jovem. Às 20h do dia 3, teremos os concertos da Orquestra de Cordas Juvenil e Orquestra Sinfônica Jovem, ambos na Fábrica de Expressão da cidade. No dia 4, os estudantes de Piano Colaborativo se apresentam no Centro Ítalo Brasileiro. Os Corais do Polo São José encerram a programação no dia 5, no Auditório Semiaberto, às 20h.

No dia 4, quarta-feira, às 20h30, o Teatro Procópio Ferreira recebe a Orquestra Sinfônica do Conservatório e solistas premiados(as) no 18º Concurso Paulo Bosísio, de 2022. No dia 5, o Grupo de Música Raiz do Conservatório de Tatuí apresenta-se na programação da Festa da Padroeira, promovida pela Prefeitura Municipal em comemoração ao Dia da Imaculada Conceição. O concerto gratuito será às 20h, na Praça da Matriz. Também no dia 5, o Conjunto de Metais do Conservatório participa do ‘Vila Luz’, em Jaú. O evento integra a programação de Natal promovida pela Fundação Educacional Dr. Raul Bauab. E na sexta-feira, dia 6, sob a coordenação de Luis Marcos Caldana, é a vez do Grupo de Percussão subir ao palco do Teatro Procópio Ferreira, às 20h.

Com entrada gratuita, no dia 9, às 19h, a Big Band do Conservatório de Tatuí se apresenta na Biblioteca Municipal de Sorocaba. Na quinta-feira, dia 12, com a coordenação de Everton Barba e Alexandre Bauab Júnior, a Jazz Combo e o Grupo de Choro se unem em apresentação no palco do Teatro Procópio Ferreira. O Coro do Conservatório de Tatuí participa do ‘Natal Musical’, na Praça da Matriz, no dia 13. Com a regência de Marcos Baldini, o evento é uma realização da Prefeitura de Tatuí. E fechando a semana, no dia 14, o Grupo de Choro e a Jazz Combo se juntam novamente, desta vez em São Carlos, com o espetáculo ‘Chorando sem parar’.

Os recitais de estudantes completam a programação do mês. Nos dias 2, 3 e 4 se apresentam as turmas de Tuba e Eufônio, Oboé e Performance Histórica, respectivamente. Com entrada gratuita e classificação indicativa livre, os eventos serão realizados no Auditório da Unidade Chiquinha Gonzaga e no Salão Villa-Lobos.

Duo das Américas, com Darrin C. Milling e Deborah Fernandes Nilson

O Duo das Américas se apresenta no sábado, dia 7, às 20h, no Teatro Procópio Ferreira, e é um dos destaques da programação de dezembro do Conservatório. O projeto é formado pelos musicistas Deborah Fernandes Nilson e Darrin C. Millin e terá a participação especial de Marialbi Trisolio, como violoncelista convidada.

O evento do dia 7 comemora os 10 anos do primeiro encontro da dupla, durante o 36° Curso Internacional de Verão, da Escola de Música de Brasília, em 2014. Para a performance, Deborah e Darrin preparam um repertório variado com obras de importantes compositores do continente americano, como Chiquinha Gonzaga, Heitor Villa-Lobos, Silvia Berg, entre outros.

Nascido em Baltimore, nos Estados Unidos, Darrin C. Milling construiu uma sólida carreira no Brasil, se apresentando como solista na Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo – OSUSP, Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo e Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí. Já Deborah Fernandes Nilson é pianista filha de brasileiros com inúmeras colaborações camerísticas em seu portfólio. Paralelamente, Deborah desenvolve um importante trabalho como professora e, atualmente, é docente do Núcleo de Piano Erudito da Escola de Música de Brasília.

Os ingressos custam R$ 20 e R$ 10 reais a meia-entrada e podem ser adquiridos pela plataforma INTI ou na bilheteria do teatro, de terça a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h.

Recitais de Formatura

Os Recitais de Formatura dos alunos do Conservatório serão realizados ao longo de todo mês. Realizadas nos dias 1, 3, 4, 6, 7, 10, 11, 12, 13, 14, 15 e 17, as apresentações serão no Salão Villa-Lobos e no Auditório da Unidade Chiquinha Gonzaga, sempre com classificação indicativa livre e entrada gratuita. São 27 recitais dos cursos de música erudita e popular com os formandos de instrumentos diversos como viola, violoncelo, harpa, piano, clarinete, saxofone, canto lírico e MPB/jazz que movimentam a programação de dezembro da instituição.

Para a temporada de formaturas, o Conservatório de Tatuí destaca os recitais dos primeiros estudantes do curso regular de viola caipira, lançado em 2018. Para Zeca Collares, professor responsável pela disciplina, este é um importante acontecimento para a preservação da cultura de raiz, que traz protagonismo para manifestações da nossa identidade e tendo a viola caipira como uma grande bandeira. “O curso de viola caipira no Conservatório de Tatuí se apresenta, a meu ver, como um marco na história não só do instrumento, mas como afirmação da nossa cultura Raiz. Sendo o Conservatório a maior escola de música América Latina e localizado em um dos berços das nossas tradições, como exemplo, a cultura caipira, não se espera nada mais que é dar protagonismo a estas manifestações de riqueza ímpar para a nossa identidade como povo brasileiro trazendo junto a viola Caipira como a grande bandeira”, comenta.

Primeiro formando do curso, no dia 13, Odair Junior se apresenta no Salão Villa-Lobos, às 19h. Segundo ele, a data de seu recital coincide com o aniversário de seu grande ídolo, José Dias Nunes, mais conhecido do público como Tião Carreiro – grande expoente da música raiz que ainda influencia artistas de diferentes gerações. No sábado, dia 14, Natanael Filho e Anisio Júnior realizam seus recitais às 14h e 16h, respectivamente, ambos no Salão Villa-Lobos.

“É uma felicidade contar com o primeiro grupo de alunos formandos no curso de viola caipira, uma área tão relevante para a continuidade e preservação da cultura popular brasileira. Estes alunos levarão consigo uma rica experiência e conhecimento desenvolvidos nos anos de estudo no Conservatório de Tatuí”, afirma Valéria Zeidan – Gerente Pedagógica de Música.

Cine Bibi

O ‘Cine Bibi’ é uma iniciativa do Conservatório de Tatuí que exibe clássicos da sétima arte, sempre com entrada gratuita. Contemplado pela Lei Paulo Gustavo, o projeto é uma homenagem à dama do teatro Bibi Ferreira, filha do dramaturgo Procópio Ferreira. No mês de dezembro, o cineclube explora o tema ‘Realidades Distópicas’.

Na terça-feira, dia 3, a primeira sessão exibe ‘A Noite dos Mortos Vivos’, marco do gênero de horror, de 1968, do diretor George A. Romero. Em uma cidade do oeste americano, um grupo de pessoas se refugia em uma casa abandonada na tentativa de sobreviver a um apocalipse zumbi. No dia 10, o cineclube apresenta ‘Metrópolis’ – clássico da ficção científica, dirigido pelo cineasta austríaco Fritz Lang. O longa de 1927 retrata uma cidade futurista que vive dividida por uma brutal diferença de classes.  Dirigido por David Cronenberg, ‘Mistérios e Paixões’ encerra a programação de 2024 do ‘Cine Bibi’. O filme, que será exibido no dia 17, conta a história de um aspirante a escritor que desenvolveu uma poderosa substância inseticida, mas acidentalmente atira e mata sua esposa. Então, o protagonista mergulha em uma trama alucinante que envolve o governo americano e insetos gigantes.

Para eventos realizados no Teatro Procópio Ferreira, os ingressos podem ser retirados online e de maneira antecipada pela plataforma INTI ou presencialmente na Bilheteria do Teatro, aberta de terça a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h. Para as demais apresentações, não é necessário retirar ingresso.

Confira todos os detalhes das ações e a atualização de toda a programação do Conservatório de Tatuí na Agenda Cultural da instituição.

SERVIÇO
Agenda Cultural do Conservatório de Tatuí
https://www.conservatoriodetatui.org.br/agenda-cultural/
Mais informações: (15) 3205-8434

***

O Conservatório de Tatuí e a Sustenidos Organização Social de Cultura agradecem aos patrocinadores que apoiam nossas atividades por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura

Patrocinadores do Conservatório de Tatuí: Visa, Instituto CCR, Rede Itaú, Cipatex, Drogal e Sicoob

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório de Música e Teatro de Tatuí é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina, importante equipamento de formação e difusão artística da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento, todos gratuitos, nas áreas de Artes Cênicas, Música Erudita, Música Popular e Educação Musical. Atende cerca de 3.000 estudantes anualmente, vindos(as) de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área cultural. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal de São Paulo, do Conservatório de Tatuí e do Musicou, além dos projetos especiais: MOVE e BIG BANG. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita pelo prêmio Melhores ONGs a Melhor ONG de Cultura em 2018 e uma das 100 Melhores ONGs do Brasil em 2022, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas.