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Projeto ‘A Banda do Villa’ faz concerto e novas gravações em Tatuí
Apresentação será realizada pela Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, sob a regência de Marcelo Jardim, dia 23 de maio, às 20h, no Teatro Procópio Ferreira, com entrada gratuita. O repertório é resultado de pesquisa e resgate da obra para banda de Heitor Villa-Lobos
16/05/2024
No ano em que completa 70 anos, o Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura, anuncia mais uma etapa do projeto ‘A Banda do Villa’. Em 23 de maio de 2024, às 20h, a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, sob a regência de Marcelo Jardim, fará um concerto com obras para banda compostas ou arranjadas por Heitor Villa-Lobos no Rio de Janeiro, nas décadas de 1930 e 1940. O repertório será focado nos arranjos de canções folclóricas, modinhas e canções. As gravações de áudio e registro audiovisual ocorrerão ao longo dos dias que antecedem o concerto e contarão com uma equipe especializada da Fatec-Tatuí, parceira desde projeto. A ação é uma iniciativa do Sistema Pedagógico de Apoio às Bandas de Música, integrante do programa Arte de Toda Gente, parceria entre a Fundação Nacional de Artes (Funarte) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e que conta, para este evento, com a parceria do Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí, da Sustenidos Organização Social de Cultura e da Fatec-Tatuí.
O concerto será no Teatro Procópio Ferreira, com entrada gratuita, e a retirada de ingressos pode ser feita pela plataforma INTI. Em solidariedade à população do Rio Grande do Sul, convidamos o público a contribuir com a campanha de ajuda humanitária promovida pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas e do Fundo Social de São Paulo, que está arrecadando leite em pó, papel higiênico, absorvente, brinquedo, fralda (geriátrica e infantil), toalhas higienizadas e roupas de cama higienizadas (toalhas e roupas de campa devem ser entregues separadamente, dentro de sacolas, com identificação do produto). As doações podem ser entregues na entrada do auditório, no dia do evento.
A Banda do Villa: A obra para banda de música de Heitor Villa-Lobos
Villa-Lobos sempre teve um carinho muito grande com a banda de música e contou justamente com essa formação como uma importante ferramenta de suporte ao programa de musicalização que empreendeu no país, entre as décadas de 1930 e 1940. As bandas militares, sediadas no Rio de Janeiro, atuaram em parceria com a Superintendência de Educação Musical e Artística e seus maestros – Joaquim Antão Fernandes, Antônio Pinto Jr., Franklin de Carvalho Jr., Eleazar de Carvalho, entre outros – atuaram também como arranjadores e transcritores, junto a tantos compositores que, de igual forma se conectavam ao programa, tais como Francisco Braga e Assis Republicano. Ao final da década de 1950, algumas obras foram gravadas pela Banda de Música da Polícia Militar de Minas Gerais, o que basicamente representou a única gravação conhecida de algumas dessas obras compostas por Villa.
As primeiras sessões de gravação para ‘A Banda do Villa’ ocorreram em setembro de 2022, com a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, sob a regência do maestro Marcelo Jardim. O repertório que ressurge agora é carregado de nostalgia, ao mesmo tempo em que nos mostra uma robustez de conteúdo musical e equilíbrio sonoro, e traz canções folclóricas, marchas, canções de ofício, quadrilhas, revelando pouco a pouco esse contato direto do compositor com a banda de música e sua preocupação em inseri-la como prática de música de conjunto nas diretrizes de um Brasil musical e artístico.
A parceria entre o Conservatório de Tatuí, através da Sustenidos Organização Social da Cultural, com a Escola de Música da UFRJ, através da UFRJ, segue forte e vibrante com o programa Arte de Toda Gente, também uma parceria entre a UFRJ e Funarte. Essa união de forças atuou com o propósito de preparação das partituras de cada uma das obras, mantendo suas características originais, mas com atualização da instrumentação para a banda sinfônica. Para esta nova etapa de gravação, a temática gira em torno das canções, folclóricas e populares, sendo apresentadas em forma de suítes (Quadrilha Brasileira, Suíte de Canções Folclóricas, Quatro Canções da Floresta do Amazonas) ou peças isoladas (Nos Prados Verdes, Tristorosa, Canto do Sertão, Meu Jardim, Choros 5). O projeto conta ainda com as importantes colaborações dos professores do Conservatório de Tatuí, com especial destaque para o maestro Marco Almeida Jr., o compositor Hudson Nogueira, com novos arranjos de obras do Villa, e a Edson Lopes, com a editoração do material, bem como os docentes e estudantes que atuam na Banda Sinfônica. E ainda a parceria com a Faculdade de Tecnologia Professor Wilson Roberto Ribeiro de Camargo, Fatec-Tatuí, através do curso de Produção Fonográfica, responsável por toda a captação e mixagem do áudio.
“Villa-Lobos procurou evidenciar a riqueza da cultura e arte no Brasil”, diz Marcelo Jardim. “Ele resgatou preciosidades da música e do folclore nacional, dos recantos do país, das influências de todos os povos que aqui habitaram e que passaram a fazer parte de sua sonoridade”, relata o maestro. “E nesse contexto que é festejada essa parceria que envolve a Sustenidos, a Fatec, o Conservatório de Tatuí, a UFRJ e a Funarte, para que o resgate dessa importante produção musical de um dos mais consagrados compositores da América Latina possa ter ampla difusão”, completa.
Arte de Toda Gente | SISTEMA PEDAGÓGICO DE APOIO ÀS BANDAS
O Programa Arte de Toda Gente conjuga vários projetos de extensão da Escola de Música da UFRJ, tais como o Sistema Nacional de Orquestras Sociais – SINOS, o Bossa Criativa, o Um Novo Olhar, o Arte em Circuito, o Projeto Bandas: Sistema Pedagógico de Apoio às Bandas de Música e o Projeto Ópera: Plano de Desenvolvimento para a Ópera no Brasil. Todos os projetos foram estruturados a partir da parceria entre a Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com início em 2020 e com o objetivo de desenvolver uma amplitude de ações em prol do desenvolvimento das ações pedagógicas nas áreas das artes, no Brasil, e especificamente, na área musical. A esse conjunto de projetos somaram-se também a realização de duas edições da Bienal de Música Brasileira Contemporânea (XXIV e XXV). Atualmente, o Programa Arte de Toda Gente viabiliza centenas de outras parcerias pelo Brasil, com as mais importantes instituições de arte, cultura e educação, e avança com o programa de parcerias institucionais, com foco no compartilhamento dos cursos em EAD.
Projeto Bandas (Funarte)
Criado em 1976, o Projeto Bandas da Funarte possui uma trajetória que se confunde com a da própria história da Fundação, que foi estruturada no ano de 1975. Sua função sempre se estabeleceu no apoio sistemático ao desenvolvimento da banda de música no Brasil, com realização de doação de instrumentos musicais, promoção de cursos e oficinas de aperfeiçoamento musical prático e teórico para regentes e instrumentistas, através dos Painéis Funarte de Bandas de Música, edição de partituras de obras de compositores brasileiros, preparação de manuais técnicos, organização do cadastramento das bandas no Brasil, entre outras ações. É realizado pela Coordenação de Bandas de Música, ligada à Diretoria de Música da entidade. O Projeto de extensão Sistema Pedagógico de Apoio às Bandas de Música, da UFRJ, foi criado como suporte direto para o Projeto Bandas.
O Maestro
Atual diretor artístico e vice-diretor da Escola de Música da UFRJ, Marcelo Jardim é professor de Regência de Banda e Prática de Orquestra na EM/UFRJ, diretor musical da Orquestra de Sopros da UFRJ, grupo artístico de representação institucional e professor-orientador do PROMUS – Programa do Mestrado Profissional em Música da UFRJ. É Doutor em Práticas Interpretativas pela UNIRIO, e Mestre e Bacharel em Regência e Práticas Interpretativas pela UFRJ. É coordenador do Programa de Extensão Arte de Toda Gente, uma parceria entre a UFRJ e a Funarte, com abrangência nacional, e que inclui os projetos Sinos – Sistema Nacional de Orquestras Sociais do Brasil, Bossa Criativa, Projeto Bandas: Sistema Pedagógico de Apoio às Bandas de Música, Um Novo Olhar (destinado a acessibilidade cultural) Projeto Ópera: Plano de Desenvolvimento para a Ópera no Brasil e Arte em Circuito (com foco no hip-hop e artes integradas). Marcelo atuou na coordenação executiva das XXIV e XXV Bienal de Música Brasileira Contemporânea e é consultor artístico e coordenador pedagógico dos cursos de capacitação para regentes e instrumentistas de bandas de música, Painéis Funarte de Bandas de Música, realizados pela Fundação Nacional de Artes, e responsável pelo Projeto de Edições de Partituras para Banda. Mantém constante agenda como regente convidado, palestrante e professor, com atuação com orquestras e bandas sinfônicas, festivais, seminários, simpósios e congressos, no Brasil, América Latina, Estados Unidos e Europa. Em sua agenda, atuações em curadorias de festivais de música internacionais, bem como maestro atuante no resgaste e gravação de música brasileira para bandas de música e bandas sinfônicas.
PROGRAMA
Villa-Lobos (1887-1959)
– Prá Frente, ó Brasil (arr.: Marcelo Jardim), 3′
– Quadrilha Brasileira (Villa-Lobos, arr.: Everson Moraes), 12’30″
I – Dança dos Caipiras
II – Fui no Itororó
III – Giga
IV – Cortejo
V – Dança dos Caipiras (variação final)
* estreia do arranjo
– Suíte de Canções Folclóricas (1934-1938, arranjo: Villa-Lobos, rev. Marcelo Jardim), 14′
I – A Canoa Virou
II – Na Bahia Tem
III – Ó Ciranda, ó Cirandinha
IV – Vem cá, Siriri
V – Teresinha de Jesus
VI – Nesta Rua
VII – Constância (C)
VIII – Lá na Ponte da Vinhaça (Passa, passa gavião)
IX – Entrei na Roda
* estreia do arranjo
– Nos Prados Verdes (1934, arr.: Marcelo Jardim) – 2’55” * estreia do arranjo
– Canção do Operário Brasileiro (1938, arr.: Villa-Lobos, ed. Marcelo Jardim), 2’45”
– Tristorosa (1923, arranjo: Hudson Nogueira), 5’48” * estreia do arranjo
– O Canto do Sertão, Coral das Bachianas Brasileiras nº 4 (1930-1942, arr. Rafael Ribeiro), 4′
– Choros nº 5 (1925, arranjo: Marcos Rodrigo), 5′
– Quatro Canções da Floresta do Amazonas, 13′
I – Veleiros
II – Cair da Tarde
III – Canção do Amor
IV – Melodia Sentimental
SERVIÇO
Concerto ‘A Banda do Villa’
Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí
Data: 23 de maio de 2024, quinta-feira
Horário: 20h
Regente convidado: Marcelo Jardim
Coordenação: Marco Almeida Júnior
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita: ingressos podem ser retirados na plataforma INTI ou na Bilheteria do teatro, aberta de terça a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h. Convidamos o público a contribuir com doações para o Rio Grande do Sul.
Realização
Fundação Nacional de Artes – Funarte (www.funarte.gov.br)
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) | Escola de Música da UFRJ
Sustenidos Organização Social de Cultura | Conservatório de Tatuí
Gravação: Fatec-Tatuí
Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação da Funarte: ccom@funarte.gov.br
Projetos Funarte-UFRJ (Programa Arte de Toda Gente): imprensa@musica.ufrj.br
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Agradecemos aos patrocinadores do Conservatório de Tatuí e da Sustenidos Organização Social de Cultura que apoiam nossas atividades por meio da Lei Federal de Incentivo e por verba direta.
Patrocinador platina: Visa
Patrocinadores Bronze: Sicoob e Cipatex
Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento, todos gratuitos, nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.
Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.