Notícias
‘Realidades Distópicas’ é o tema do Cine Bibi de dezembro do Conservatório de Tatuí
Projeto exibe clássicos do cinema nacional e internacional em sessões gratuitas

O Conservatório de Tatuí, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura, exibe três clássicos do cinema na programação de dezembro do ‘Cine Bibi’. Neste mês, o cineclube aborda o tema ‘Realidades Distópicas’. Contemplada pela Lei Paulo Gustavo, a iniciativa homenageia a atriz Bibi Ferreira – considerada uma das grandes damas do teatro brasileiro, filha do diretor e dramaturgo Procópio Ferreira. Com entrada gratuita, os ingressos podem ser retirados online antecipadamente pela plataforma INTI ou de forma presencial na Bilheteria do Teatro Procópio Ferreira, aberta ao público de terça a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h.
Na primeira sessão do mês, no dia 3, às 19h, o projeto apresenta ‘A noite dos mortos-vivos’, de 1968. Sucesso de bilheteria da época, o filme dirigido por George A. Romero se tornou um marco do cinema de horror. A trama conta a história de um grupo que se refugia em uma casa abandonada na tentativa de sobreviver a um apocalipse zumbi que devastou a costa leste dos Estados Unidos. A obra filmada em preto e branco, que dá um tom documental ao longa, mistura terror físico e psicológico para fazer uma importante crítica social sobre questões raciais.
Na terça-feira, dia 10, às 19h, o cineclube exibe ‘Metropolis’, do austríaco Fritz Lang. Grande expoente do expressionismo alemão, o clássico da ficção científica, lançado em 1927, mostra uma cidade do século XXI – o filme se passa no ano de 2026 – marcada por uma brutal diferença de classes. E este é o pano de fundo para o diretor retratar a história de Freder, filho do poderoso mestre da cidade, que se apaixona por Maria – uma profeta da classe trabalhadora. Quase um século após seu lançamento, esta obra-prima ainda surpreende pelo seu apuro técnico, usado por Lang para nos mostrar um futuro triste e pessimista, no qual o homem sucumbe aos avanços da tecnologia tornando-se refém das máquinas.
No dia 17, o filme ‘Mistério e Paixões’, do cineasta David Cronenberg, encerra a programação da temporada 2024 do ‘Cine Bibi’. O longa conta a história de Bill Lee, vivido por Peter Weller, um aspirante a escritor que desenvolveu uma poderosa substância inseticida. Lee ganha a vida como dedetizador, mas tudo muda quando ele atira acidentalmente e mata sua esposa. A partir daí, o protagonista mergulha em uma trama delirante que envolve o governo norte americano e máquinas de escrever que se transformam em insetos gigantes.
Para saber mais sobre os filmes exibidos pelo ‘Cine Bibi’ e conferir todas as atrações da Agenda Cultural do Conservatório de Tatuí, basta acessar o site da instituição. A programação está sujeita a alterações.
SERVIÇO
Agenda Cultural do Conservatório de Tatuí
https://www.conservatoriodetatui.org.br/agenda-cultural/
Mais informações: (15) 3205-8434
***
O Conservatório de Tatuí e a Sustenidos Organização Social de Cultura agradecem aos patrocinadores que apoiam nossas atividades por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura
Patrocinadores do Conservatório de Tatuí: Visa, Instituto CCR, Rede Itaú, Cipatex, Drogal e Sicoob
Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório de Música e Teatro de Tatuí é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina, importante equipamento de formação e difusão artística da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento, todos gratuitos, nas áreas de Artes Cênicas, Música Erudita, Música Popular e Educação Musical. Atende cerca de 3.000 estudantes anualmente, vindos(as) de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.
Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área cultural. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal de São Paulo, do Conservatório de Tatuí e do Musicou, além dos projetos especiais: MOVE e BIG BANG. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita pelo prêmio Melhores ONGs a Melhor ONG de Cultura em 2018 e uma das 100 Melhores ONGs do Brasil em 2022, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas.