Notícias
Sustenidos abre inscrições para o programa de intercâmbio MOVE
Realizado no Brasil desde 2015, estudantes e ex-alunos(as) do Conservatório de Tatuí, de 18 a 25 anos, podem se inscrever para atuar voluntariamente no Malawi, Moçambique e Noruega
09/02/2024
A Sustenidos Organização Social de Cultura anuncia a abertura de inscrições para o MOVE 2024. O projeto de intercâmbio selecionará até 06 (seis) jovens brasileiros(as) para atuar voluntariamente no Malawi e em Moçambique (África) e na Noruega (Europa), no período de setembro de 2024 a junho de 2025.
Os(as) intercambistas selecionados(as) participarão do curso preparatório e do Youth Camp, ambos realizados em Nairóbi – Quênia, no mês de agosto. Após esta capacitação, seguirão para os países/locais do intercâmbio.
Algumas pessoas candidatas selecionadas participarão de atividades programadas pela Music Crossroads Malawi e pela Music Crossroads Moçambique, entidades sem fins lucrativos sediadas nas localidades de Lilongwe (capital do Malawi) e Maputo (capital de Moçambique) e que atuam em rede, como membros da JMI – Jeunesses Musicales Internacional, desde 2010. No Malawi e em Moçambique, o programa de voluntariado poderá ser realizado por meio da participação em festivais de música, workshops e capacitações em áreas da música, saúde, cultura e em questões sociais.
Outras pessoas candidatas selecionadas atuarão como voluntários(as) na Trøndertun Folkehøyskole, uma escola secundária pública de artes da Noruega, situada na localidade de Trøndheim e incluída como parceira da JM Norway em 2015. Esta instituição oferece cursos de pop, rock, engenharia de som e dança e o programa de voluntariado poderá ser realizado por meio de participação em festivais, em espetáculos, em instituições para idosos e crianças, entre outras atividades.
No MOVE, o conhecimento e as habilidades dos(as) intercambistas são valorizados para as atividades cotidianas das instituições. As instituições parceiras garantem a elaboração de programas específicos de atuação para cada intercambista, enfatizando as necessidades e as competências individuais.
O regulamento do MOVE 2023 está disponível aqui e o formulário de inscrição está neste link.
SERVIÇO
Programa de intercâmbio MOVE
Inscrições: 09/02/2024 a 10/03/2024
Podem participar: alunos(as) e ex-alunos(as) do Conservatório de Tatuí, com 18 a 25 anos de idade
Regulamento: https://bit.ly/MOVE2024_Regulamento
Formulário de inscrição: https://bit.ly/MOVE2024_
**
Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento, todos gratuitos, nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.
Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.