Notícias

Vem aí: 1ª Mostra Interna de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí

Vem aí: 1ª Mostra Interna de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí

17/06/2024

O Conservatório de Tatuí – uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina – realiza, de 17 a 21 de junho, a 1ª Mostra Interna de Artes Cênicas 2024, onde estudantes compartilham seus percursos de pesquisa e processos criativos. A entrada é restrita para estudantes e docentes da instituição.

Confira a programação abaixo:

Dia 17/06, às 15h30
Ateliês em Artes da Cena para Adolescentes II (14 e 15 anos)
Espiral: Celebrando a Cultura Afro-Brasileira
Prof. responsável: Dalila Ribeiro
Classificação indicativa: livre
Local: Setor de Artes Cênicas

Sinopse: o trabalho visa investigar e destacar as ricas contribuições culturais e as tradições cuidadosamente preservadas pelas comunidades afrodescendentes no Brasil. Nesse primeiro momento focamos na capoeira que é uma expressão cultural rica e dinâmica, reconhecida como patrimônio imaterial da humanidade por sua capacidade de transmitir a cultura e a história negra através de seus movimentos e música; e também no conto “Espiral” de Giovani Martins que explora a relação entre perseguidor e perseguido, vítima e ladrão, e reflete sobre os profundos antagonismos sociais que muitas vezes culminam em confrontos armados.

 

Dia 17/06, às 16h30
Ateliês em Artes da Cena para Adolescentes III (16 e 17 anos)
Shakespeare Hip Hop
Prof. responsável: Adriana Afonso
Classificação indicativa: 12 anos
Local: Setor de Artes Cênicas

Sinopse: Fusão criativa entre o ritmo do rap e a eloquência das palavras de Shakespeare, através de vários personagens do autor.

 

 

Dia 17/06, às 20h
Artes Cênicas – 2° ano
Estudo do Show Opinião
Prof. responsável: João Fabbro
Classificação indicativa: 16 anos
Local: Teatro Procópio Ferreira

Sinopse: Em 2014 completam 60 anos da realização do Show Opinião, protagonizados por Nara Leão, Zé Kéti, João do Vale e posteriormente Maria Bethania. O Show Opinião nasce como resistência ao golpe que ocorreu em primeiro de abril de 1964. Neste primeiro momento de estudos, nos debruçamos sobre o material do Show, suas músicas, textos e contextos da época. O texto Opinião foi escrito coletivamente por Armando Costa, Oduvaldo Vianna Filho e Paulo Ponte, o Show teve direção musical de Dorival Caymmi Filho e direção geral de Augusto Boal. Este estudo que realizamos, busca não apenas trazer a memória do que foi o Show Opinião, mas alicerçar terrenos para ressignificações futuras.

 

Dia 18/06, às 9h50
Ateliês de Iniciação às Artes da Cena para Crianças I Matutino (08 e 09 anos)
De toda cor
Prof. responsável: Adriana Afonso
Classificação indicativa: livre
Local: Setor de Artes Cênicas

Sinopse: A partir da leitura de Flicts do escritor Ziraldo, os estudantes do curso Ateliês de Iniciação às Artes da Cena para Crianças I matutino, apresentam canções e imagens sobre cores e diversidades. Me aceita como eu sou?

 

 

Dia 18/06, às 10h30
Ateliês de Iniciação às Artes da Cena para Crianças II Matutino (10 e 11 anos)
Do Jogo a Textura
Prof. responsável: Rener Oliveira
Classificação indicativa: livre
Local: Setor de Artes Cênicas

Sinopse: Do Jogo a textura é um experimento artístico, que tem como material poético a obra artística de Antonio Obá, intitulada “Figura no caminho “criança suspensa”. Essa experiência artística, versa pela brincadeira em cena com brinquedo acoplado no corpo e estímulos sensoriais provocados pelas texturas táteis e auditivas, tentando estimular o público a vibrar e brincar com a turma em cena.

 

 

Dia 18/06, às 14h50
Ateliês de Iniciação às Artes da Cena para Crianças I Vespertino (08 e 09 anos)
Abrindo as portas do kamishibai
Prof. responsável: Erica Pedro
Classificação indicativa: livre
Local: Setor de Artes Cênicas

Sinopse: A partir de narrativas visuais, conhecemos as figuras de Momotaro e a Princesa Kaguya Hime, contos japoneses que se entrelaçam com danças, canções e o butai do teatro de papel, o Kamishibai.

 

 

Dia 18/06, às 15h30
Ateliês de Iniciação às Artes da Cena para Crianças II Vespertino (10 e 11 anos)
Movimento e Som
Prof. responsável: Dalila Ribeiro
Classificação indicativa: livre
Local: Setor de Artes Cênicas


Sinopse: Movimento e Som, é uma jornada criativa que celebra a interseção entre o corpo em movimento e a expressão sonora. Não há um destino final, apenas a exploração contínua dessa conexão fascinante.

 


Dia 19/06, às 15h30

Curso de Cenografia
Dispositivos e Objetos Cênicos
Prof. responsável: Jaime Pinheiro
Classificação indicativa: livre
Local: Sala de cenografia

Sinopse: Exercício de criação de objetos cênicos tridimensionais, através de cortes, moldes e modelagem, a partir de materiais planos como cartões e papelão, finalizando com papietagem.

 

 

Dia 19/06, às 16h30
Ateliês em Artes da Cena para Adolescentes I (12 e 13 anos)
Tempo é quando
Prof. responsável: Tadeu Renato
Classificação indicativa: livre
Local: Setor de Artes Cênicas

Sinopse: Quando foi que você percebeu que o Tempo existe, passa, paralisa e até volta atrás? O que você faria se pudesse capturar o Tempo? A partir dessas perguntas, a turma vem pesquisando formas de narrar o tempo e sua presença em objetos, palavras e no corpo, procurando criar narrativas verbais e visuais que expressem as percepções temporais. Ao longo do semestre o grupo tem pesquisado Teatro de Objetos, dança contemporânea, jogos de improviso, escrita de textos diversos e diálogos filosóficos sobre o Tempo e como ele nos atravessa.

 

Dia 19/06, às 20h
Artes Cênicas – 1° ano
FENDAS – Experimento nº 01
Prof. responsável: Valéria Rocha
Classificação indicativa: 12 anos
Local: Auditório da Unidade Chiquinha Gonzaga
Rua São Bento, 808, Centro, Tatuí-SP

Sinopse: Fendas é um experimento cênico criado pela equipe docente e discente do primeiro ano do curso de Artes Cênicas, dentro das áreas de criação: voz, corpo, figurino, dramaturgia e teoria. Em FENDAS a turma investiga caminhos práticos e teóricos para a construção de narrativas vocais, corporais e visuais que partam de um pensamento decolonial e que busque a criação de uma obra que provoque rachaduras na percepção da realidade cotidiana. Neste primeiro semestre trabalhamos com o texto A tradição Viva, de A. Hampaté Bâ; com a obra visual do desenhista Gervásio Troche, com memórias da turma e notícias de jornal. Tendo como ponto de partida em comum entre esses materiais o fato de criarem tensão entre aquilo que convencionamos chamar de realidade, versus o fantástico ou mítico, propondo um convite para: exercitarmos um olhar poético e reflexivo sobre a realidade, transformar a realidade em poesia e tecer nosso olhar sobre ela.

 

Dia 20/06, às 16h30
Grupo Pedagógico de Artes Cênicas – Grupo Jovem de Teatro
O que seria de mim se não fossem os outros?
Prof. responsável: Fernanda Mendes
Classificação indicativa: 12 anos
Local: Setor de Arte Cênicas

Sinopse: O que seria de mim se não fossem os outros, o espectador é convidado a mergulhar em um universo de emoções e reflexões que traz à tona as perspectivas subjetivas de estudantes  impactados pelo isolamento resultante das intimidações sistemáticas no ambiente escolar.

 

 

Dia 20/06, às 20h
Artes Cênicas – 3° ano
Histórias que Caminham
Prof. responsável: Adriana Afonso
Classificação indicativa: 16 anos
Local: Praça Paulo Setúbal (Praça do Barão)

Sinopse: A partir das aulas práticas e teórica os estudantes do terceiro ano de Artes cênicas compartilham músicas e cenas construídas a partir da pesquisa do corpo e voz no espaço aberto.O local escolhido , mais conhecida como praça do Barão vira local de pesquisa para os atores utilizarem voz, corpo, história e   ressignificação do espaço.

 

Dia 21/06, às 19h
Master Class Processos de Criação de Bob Wilson
Convidado: Robson Catalunha
Classificação indicativa: livre
Transmissão ao vivo pelo Youtube
Local: Teatro Procópio Ferreira

Sinopse: Em formato de Master Class, Robson Catalunha compartilhará suas experiências em processos de criação com Bob Wilson, tanto no teatro, quanto no The Watermill Center, laboratório de criação do multiartista, em Nova Iorque.
Local: Teatro Procópio Ferreira

Robson Catalunha – Diretor, ator, performer, curador, produtor e pesquisador. Mestre em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da USP, com pesquisa sobre Bob Wilson. Em sua formação, destaca o CPT, de Antunes Filho. Já trabalhou com Os Satyros; Grupo Pândega – de Maria Alice Vergueiro – e Bob Wilson. Nos últimos anos, se apresentou e desenvolveu projetos em Nova Iorque, Estocolmo, Budapeste, Mindelo, Zagreb e Whuzen. Atualmente, vem pesquisando o conceito de presença na fronteira entre o teatro, as artes visuais e a realidade virtual, em obras como “O Híbrido” – indicado ao Prêmio APCA (2021) -; “Entre: Instalação/Performance em Realidade Virtual” e “Traved: Palestra/Performance em Realidade Virtual”, em parceria com Dodi Leal.