Notícias

Vem aí: Mostra de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí

O evento contará com 12 apresentações e um Encontro de Orientação de Carreira com Ana Nero

Vem aí: Mostra de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí

24/09/2024

O Conservatório de Tatuí – uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina – realiza, de 14 a 19 de outubro, a parte 1 da Mostra de Artes Cênicas 2024, onde estudantes compartilham seus percursos de pesquisa e processos criativos. Desta vez, serão apresentados 12 trabalhos e haverá um Encontro de Orientação de Carreira para Atrizes e Atores sobre o Mercado Audiovisual com Ana Nero. A entrada é gratuita.

Confira a programação abaixo

 

Dia 14/10, às 15h30
Ateliês em Artes da Cena para Adolescentes II (14 e 15 anos)
Celebrando os ritmos, movimentos e brincadeiras da ancestralidade afrodescendente Prof. responsável: Dalila Ribeiro
Classificação indicativa: 12 anos
Local: Setor de Artes Cênicas

Sinopse: O trabalho visa investigar e destacar as ricas contribuições culturais e as tradições cuidadosamente preservadas pelas comunidades afrodescendentes no Brasil. Focamos na Capoeira, uma expressão cultural rica e dinâmica, reconhecida como patrimônio imaterial da humanidade por sua capacidade de transmitir a cultura e a história negra através de seus movimentos e música. Além disso, exploramos o Maculelê, uma dança vibrante e dramática que celebra a história e a cultura afro-brasileira, onde os participantes batem bastões ao ritmo dos atabaques e cânticos. Outro destaque é o Samba de Roda, uma expressão cultural que combina música, dança e poesia, com raízes africanas e portuguesas.  Também as brincadeiras, que são fundamentais para a preservação e transmissão de valores culturais e históricos. Por fim, analisamos o conto “Espiral” de Giovani Martins, que explora a relação entre perseguidor e perseguido, vítima e ladrão, refletindo sobre os profundos antagonismos sociais que muitas vezes culminam em confrontos armados. Este conto oferece uma visão crítica e profunda das tensões sociais presentes na sociedade brasileira.

Dia 14/10, às 16h30
Ateliês em Artes da Cena para Adolescentes III (16 e 17 anos)
HipShakespeareHop
Prof. responsável: Adriana Afonso
Classificação indicativa: 12 anos
Local: Setor de Artes Cênicas

Sinopse: Fusão criativa entre o ritmo do rap e a eloquência das palavras de Shakespeare, através de vários personagens do autor.

 

Dia 14/10, às 20h
Artes Cênicas – 2º ano
Estudo do Show Opinião
Prof. responsável: João Fabbro
Classificação indicativa: 16 anos
Local: Teatro Procópio Ferreira

Sinopse: Em 2024 completam 60 anos da realização do Show Opinião, protagonizado por Nara Leão, Zé Kéti, João do Vale e posteriormente Maria Bethânia. O Show Opinião nasce como resistência ao golpe que ocorreu em primeiro de abril de 1964. No primeiro momento de estudos, nos debruçamos sobre o material do Show, suas músicas, textos e contextos da época. Nesse segundo semestre, passamos a olhar para o material na intenção de atualizarmos e identificarmos na contemporaneidade o que o Show Opinião falaria, quais seriam seus temas e desdobramentos, seus artistas e suas histórias.

 

Dia 15/10, às 16h30
Grupo Pedagógico de Artes Cênicas – Grupo Jovem de Teatro
O que seria de mim se não fossem os outros
Prof. responsável: Fernanda Mendes
Classificação indicativa: 12 anos
Local: Teatro Procópio Ferreira

Sinopse: Entre realidades e imaginários, o espectador é convidado a mergulhar em um universo de emoções e reflexões que traz à tona as perspectivas subjetivas de estudantes impactados pelo isolamento resultante das intimidações sistemáticas no ambiente escolar.

 

Dia 16/10, às 15h30
Da Maquete ao Palco
Curso de Cenografia
Prof. responsável: Jaime Pinheiro
Classificação indicativa: Livre
Local: Sala de Cenografia

Sinopse: Desenvolvimento de maquetes inspirado em um texto que emerge das memórias e questionamentos dos participantes, transformando-os em protagonistas desta narrativa visual.

 

 

Dia 16/10, às 16h30
Ateliês em Artes da Cena para Adolescentes I (12 e 13 anos)
Tempo é quando
Prof. responsável: Tadeu Renato
Classificação indicativa: Livre
Local: Setor de Artes Cênicas

Sinopse: Quando foi que você percebeu que o Tempo existe, passa, paralisa e até volta atrás? O que você faria se pudesse capturar o Tempo? A partir dessas perguntas, a turma vem pesquisando formas de narrar o tempo e sua presença em objetos, palavras e no corpo, procurando criar narrativas verbais e visuais que expressem as percepções temporais. Ao longo do semestre o grupo tem pesquisado Teatro com objetos, dança contemporânea, jogos de improviso, escrita de textos diversos e diálogos filosóficos sobre o Tempo e como ele nos atravessa.

 

Dia 16/10, às 20h
Artes Cênicas – 1º ano
Fendas – Experimento nº 2
Prof. responsável: Valéria Rocha
Classificação indicativa: 12 anos
Local: Auditório da Unidade Chiquinha Gonzaga

Sinopse: Fendas é um experimento cênico criado pela equipe docente e discente do primeiro ano do curso de Artes Cênicas, dentro das áreas de criação: voz, corpo, figurino, dramaturgia e teoria. Em FENDAS a turma investiga caminhos práticos e teóricos para a construção de narrativas vocais, corporais e visuais que partam de um pensamento decolonial e que busque a criação de uma obra que provoque rachaduras na percepção da realidade cotidiana. Tendo como materiais poéticos, pontos de partida para a criação: o texto A tradição Viva,  de A. Hampaté Bâ; a obra visual do desenhista Gervásio Troche; o texto dramatúrgico Mamute de Dione Carlos e notícias de jornal selecionadas pelos estudantes da turma. O ponto em comum entre esses materiais é o fato de criarem tensões entre aquilo que convencionamos chamar de realidade, versus o fantástico ou mítico, propondo um convite para: exercitarmos um olhar poético e reflexivo sobre a realidade, transformar a realidade em poesia e tecer nosso olhar sobre ela.

 

Dia 17/10, às 20h
Artes Cênicas – 3º ano
Histórias que caminham
Prof. responsável: Adriana Afonso
Classificação indicativa: 16 anos

Sinopse: A partir do texto Lisístrata os estudantes do terceiro ano de Artes cênicas compartilham músicas e cenas construídas a partir da pesquisa do corpo e voz no espaço aberto. O local escolhido, mais conhecida como praça do Barão vira local de pesquisa para os atores utilizarem voz, corpo, história e ressignificação do espaço.

 

Dia 18/10, às 19h
Encontro de Orientação de Atrizes e Atores para o Mercado de Audiovisual com Ana Nero
Classificação indicativa: 16 anos
Local: Auditório da Unidade Chiquinha Gonzaga
Transmissão ao vivo pelo Youtube

Sinopse: Diálogo a partir de caminhos e possibilidades de entrada e crescimento no mercado de trabalho audiovisual. Com objetivo de refletir sobre o ofício artístico e capacitação de novos profissionais, serão abordados pontos como identidade artística, ousadia, criatividade, planejamento de objetivos, disciplina, produtividade e autoconfiança nas realizações de projetos e apresentação profissional.

Ana Nero é empresária artística, diretora e atriz com vasta experiência em artes cênicas e audiovisual. Formada pelo Teatro Escola Célia Helena, onde também pertenceu ao corpo docente. Com uma carreira multifacetada, atua em diversas funções no mercado teatral e do audiovisual. Com sua vasta experiência e visão de mercado, vem se dedicando nos últimos anos à gestão, orientação e desenvolvimento de novos talentos e aos estudos de filosofia e cinema pela Faculdade Estácio de Sá.

Dia 19/10, às 15h30
Ateliês de Iniciação às Artes da Cena para Crianças
De toda cor

Prof. responsável: Adriana Afonso
Classificação indicativa: Livre
Local: Auditório da Unidade Chiquinha Gonzaga

 

Sinopse: A partir do livro Flicts do escritor Ziraldo, os estudantes apresentam canções e cenas sobre cores e diversidades.


Dia 19/10, às 15h30
Ateliês de Iniciação às Artes da Cena para Crianças II – Matutino (10 e 11 anos)
Do jogo a textura

Prof. responsável: Rener Oliveira
Classificação indicativa: Livre
Local: Auditório da Unidade Chiquinha Gonzaga

Sinopse: Do Jogo a textura é um experimento artístico, que tem como material poético a obra artística de Antonio Obá, intitulada Figura no caminho “criança suspensa”. Essa experiência artística, inicia-se na construção de bonecos, que tem como origem a simplicidade e singeleza do trabalho manual/artesanal, possuindo características baseadas na simplificação dos elementos cênicos e estético, no qual, costuma valorizar as representações de temas cotidianos. E em cena as atrizes/estudantes irão manipular um boneco com alguns elementos brincantes acoplados ao corpo.

 

Dia 19/10, às 15h30
Ateliês de Iniciação às Artes da Cena para Crianças I – Vespertino (8 e 9 anos)
Abrindo as portas do kamishibai

Prof. responsável: Erica Pedro
Classificação indicativa: Livre
Local: Auditório da Unidade Chiquinha Gonzaga

Sinopse: A partir de narrativas visuais, conheceremos a figura de Momotaro, um  conto japonês que se entrelaça com a rica tradição popular brasileira, através de danças, canções e o butai do teatro de papel, conhecido como Kamishibai.

 

Dia 19/10, às 15h30
Ateliês de Iniciação às Artes da Cena para Crianças II – Vespertino (10 e 11 anos)
Movimento e Som

Prof. responsável: Dalila Ribeiro
Classificação indicativa: Livre
Local: Auditório da Unidade Chiquinha Gonzaga

Sinopse: Movimento e Som é uma jornada criativa que celebra a interseção entre o corpo em movimento e a expressão sonora. Não há um destino final, apenas a exploração contínua dessa conexão fascinante. Durante essa jornada, os alunos não apenas se apresentarão, mas também envolverão a plateia, proporcionando uma experiência interativa e educativa.

***

O Conservatório de Tatuí e a Sustenidos Organização Social de Cultura agradecem aos patrocinadores que apoiam nossas atividades por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Patrocinadores do Conservatório de Tatuí: Visa, Instituto CCR, Rede Itaú, Cipatex, Drogal e Siccob.

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório de Música e Teatro de Tatuí é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina, importante equipamento de formação e difusão artística da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento, todos gratuitos, nas áreas de Artes Cênicas, Música Erudita, Música Popular e Educação Musical. Atende cerca de 2.700 estudantes anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.