Comunicados
PROCESSO SELETIVO DA AACT – Assistente de TI e Bibliotecário(a) – Comunicado de Abertura (Agosto de 2011)
1. DISPOSIÇÕES INICIAIS
1.1. A AACT abre a contratação e formação de cadastro reserva para os seguintes cargos:
TATUÍ-SP | |||
Cargo | Salário mensal | CHS | Requisitos obrigatórios |
Assistente de TI
(01 vaga) |
R$ 2.016,97 | 40 h | – Ensino Superior completo na área (Ciências da Computação, Análise de Sistemas, Web Designer ou Processamento de Dados);
– Seis meses de experiência comprovada na área de TI; – Residir ou possuir disponibilidade para residir em Tatuí/SP, às próprias expensas. |
Bibliotecário(a)
(01 vaga) |
R$ 3.033,90 | 40 h | – Ensino Superior completo na área (Biblioteconomia);
– Seis meses de experiência comprovada na área; – Residir ou possuir disponibilidade para residir em Tatuí/SP, às próprias expensas. |
Observações:
(A) CHS = Carga horária semanal.
(B) As atribuições dos cargos estão especificadas no Anexo I deste Comunicado de Abertura.
2. INSCRIÇÕES
2.1. As inscrições serão realizadas no período de 22 de Agosto a 06 de Setembro de 2011, conforme as instruções abaixo:
2.2. Para se inscrever, o candidato deverá obter a Ficha de Inscrição, disponível no sítio da AACT na Internet e, também, em seu Departamento de Recursos Humanos, preenchendo-a de forma digital, bem como anexando cópia simples de:
2.2.1. – RG/RNE e CPF; comprovante de tempo de experiência mediante a apresentação de cópia do registro em carteira de trabalho, certidão ou declaração de tempo de serviço, certidão de contribuição ou carnê de contribuição previdenciária específica da atividade profissional autônoma, ou ainda por outros meios que demonstrem, satisfatoriamente, a experiência declarada, e comprovante de escolaridade (cópia certificado e/ou declaração);
2.2.2. – Encaminhar a ficha à Associação de Amigos do Conservatório de Tatuí anexada via e-mail para: rh@conservatoriodetatui.org.br ou pelo correio, via SEDEX, para o seguinte endereço: Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí – SP, CEP 18270-820, com a seguinte referência:
– “Processo Seletivo Adm-Assistente de TI/2011 – Inscrição”
– “Processo Seletivo Ped-Bibliotecário(a)/2011 – Inscrição”.
A postagem poderá ocorrer até o último dia do prazo para inscrições.
2.3. Caso o candidato assim deseje, também poderá realizar a inscrição pessoalmente no Departamento de RH da AACT, o qual receberá as inscrições dentro do prazo estipulado no item 2.1., somente de segunda a sexta-feira e nos seguintes horários: de 08h15 às 11h30 e das 14h15 às 17h30, devendo o candidato apresentar os mesmos documentos especificados no item 2.2., acima.
2.3.1. A inscrição pessoal também poderá ser feita por procurador, mediante apresentação da procuração com firma reconhecida e cópia simples do RG/RNE e CPF do procurador, em acréscimo aos documentos já especificados no item 2.2., acima.
2.4. Não serão aceitas inscrições fax ou quaisquer outras formas que não as estabelecidas neste comunicado. Também não serão aceitos currículos entregues em desconformidade com os parâmetros e formatações estipuladas na Ficha de Inscrição. O candidato inscrito que não atender aos requisitos obrigatórios do cargo desejado, conforme as disposições do item 1., acima, terá sua inscrição indeferida.
2.5. Para o candidato Portador de Necessidade Especial – PNE é assegurada a participação no processo seletivo, em igualdade de condições com os demais, desde que as atribuições do cargo sejam compatíveis com a deficiência de que seja portador, devendo apresentar no ato de sua inscrição o laudo médico emitido nos últimos doze meses, atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, bem como sua provável causa. Se aprovado, o candidato PNE será submetido a exame admissional a fim de ser apurada a categoria de sua deficiência e a compatibilidade com o exercício das atribuições do cargo.
3. ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO
3.1. O processo seletivo constará de duas etapas, a saber:
a) 1ª etapa – Verificação dos requisitos obrigatórios;
b) 2ª etapa – Contagem e pontuação da experiência profissional e titulação acadêmica;
c) 3ª etapa – Prova escrita;
d) 4ª etapa – Prova prática; e
e) 5ª etapa – Prova oral.
3.1.1. A pontuação total variará de 0 (zero) a 10 (dez) pontos, atribuída somando-se as notas de cada uma das etapas, na seguinte forma: (a) a verificação dos requisitos obrigatórios; (b) verificação da experiência profissional e titulação acadêmica que valerá 2,5 (dois e meio) pontos; e (c) as provas escrita, prática e oral valerão 7,5 (sete e meio) pontos.
3.2. Na 1ª etapa seletiva, a verificação dos requisitos obrigatórios terá caráter meramente eliminatório, sendo que os candidatos que não atenderem à totalidade dos requisitos serão desclassificados.
3.2.1. A pontuação nas 1ª e 2ª etapas seletivas será atribuída de acordo com os seguintes critérios:
a) atendimento à maior quantidade de requisitos obrigatórios;
b) maior tempo de experiência no cargo ou atividade exigida nos requisitos obrigatórios;
c) maior capacitação nas formações e titulações exigidas nos requisitos obrigatórios.
3.2.2. Tempo de experiência – 1,00 (um) ponto:
A pontuação deste critério será atribuída de acordo com a quantidade de tempo de experiência na área específica, na seguinte forma:
Pontuação | Pontuação limite |
0,10 ponto, por ano completo de experiência | 1,00 ponto |
3.2.3. Titulação acadêmica e outros cursos – 1,50 (um vírgula cinco) ponto:
A pontuação deste critério será calculada de acordo com a titulação acadêmica do candidato, bem como pela quantidade e o tipo de formação em outros cursos do candidato, de acordo com os seguintes critérios:
Titulação acadêmica | Pontuação | Pontuação limite |
Pós graduação lato sensu em andamento | 0,70 ponto | 1,50 ponto |
Pós graduação lato sensu concluída | 0,90 ponto | |
Mestrado em andamento | 1,00 ponto | |
Mestrado concluído | 1,20 ponto | |
Doutorado em andamento | 1,30 ponto | |
Doutorado concluído | 1,50 ponto | |
Outros cursos | Pontuação por item | |
– Conclusão de atividade de formação extracurricular (Exemplos: seminários, simpósios, congressos, palestras, cursos extensivos, de curta duração) | 0,10 ponto | |
– Conclusão de Curso Técnico (longa duração) | 0,50 ponto |
Importante: a pontuação da titulação acadêmica não é cumulativa. Será considerada apenas a titulação acadêmica correspondente à maior pontuação conforme a tabela acima.
3.3. Serão convocados para a realização das 3ª, 4ª e 5ª etapas seletivas, até 10 (dez) candidatos melhores classificados nas 1ª e 2ª etapas para cada cargo, respeitados os empates na última colocação, exclusivamente para este fim.
3.4. As 3ª, 4ª e 5ª etapas seletivas consistirão na aplicação de provas escrita, prática e oral, de acordo com o cargo e conforme a seguinte tabela de pontuação:
Cargo | Prova escrita | Prova prática | Prova Oral |
Assistente de TI
(01 vaga) |
Língua Portuguesa (1 ponto)
Redação (0,5 ponto) Matemática (0,5 ponto) Língua Inglesa (0,5 ponto) Informática (1,00 ponto) |
Conhecimento Específico (2 pontos) | Prova Oral (2 pontos) |
Bibliotecário(a)
(01 vaga) |
Língua Portuguesa (1 ponto)
Redação (0,5 ponto) Matemática (0,5 ponto) Língua Inglesa (0,5 ponto) Informática (1,00 ponto) |
Conhecimento Específico (2 pontos) | Prova Oral (2 pontos) |
3.5. A prova escrita consistirá em redação dissertativa contendo título, introdução, desenvolvimento e conclusão, sobre tema fornecido ao candidato no momento da prova; Língua Portuguesa, Matemática e Informática, onde o candidato disporá de até 2 (duas) horas para tal, devendo também neste tempo formatar a redação de acordo com as especificações fornecidas no momento da prova.
3.5.1. Na prova escrita serão avaliados os seguintes critérios: a) coerência e coesão do texto; b) relacionamento com o tema proposto; c) clareza na exposição das idéias; d) correção da linguagem gramatical e ortográfica. A pontuação da prova escrita será dividida igualmente entre esta quantidade de critérios, sendo que a banca examinadora somente concederá nota máxima em caso do atendimento integral e sem falha dos critérios, escalonando-se a pontuação entre os candidatos proporcionalmente de acordo com a quantidade de falhas encontradas em cada um dos critérios.
3.6. A prova prática consistirá em demonstração dos conhecimentos específicos da área, pelo candidato, em atividades de rotina especificadas no Anexo I (Atribuição do Cargo), ligadas à vaga concorrida, dispondo o candidato de até 2 (duas) horas para concluí-la.
3.6.1. Na prova prática serão avaliados os seguintes critérios: a) alcance do resultado proposto pela atividade; b) meios aplicados pelo candidato para executar a atividade proposta; c) intimidade do candidato para com a atividade; d) rapidez na execução. A pontuação da prova prática será dividida igualmente entre esta quantidade de critérios, sendo que a banca examinadora somente concederá nota máxima em caso do atendimento integral e sem falha dos critérios, escalonando-se a pontuação entre os candidatos proporcionalmente de acordo com a quantidade de falhas encontradas em cada um dos critérios.
3.7. A prova oral consistirá em questionamento ao candidato de aspectos práticos ligados à atividade a ser desempenhada no cargo concorrido, podendo também incluir questionamentos sobre a formação e experiência informadas em sua Ficha de Inscrição, a fim de aferir a compreensão e explanação do mesmo sobre tais informações. A prova oral terá a duração aproximada de 20 (vinte) minutos.
3.7.1. Na prova oral serão avaliados os seguintes critérios: a) demonstração de conhecimento das atividades inerentes ao cargo concorrido; b) desenvoltura, coesão e clareza na exposição das idéias; c) fluência, correção e adequação da linguagem. A pontuação da prova oral será dividida igualmente entre esta quantidade de critérios, sendo que a banca examinadora somente concederá nota máxima em caso do atendimento integral e sem falha dos critérios, escalonando-se a pontuação entre os candidatos proporcionalmente de acordo com a quantidade de falhas encontradas em cada um dos critérios.
3.8. Os candidatos deverão comparecer na data, local e horário informado oportunamente, munidos do protocolo de inscrição, documento de identidade com foto, original e válido, com antecedência mínima de 15 (quinze) minutos.
3.9. Os candidatos que obtiverem nota inferior a 6 (seis) no processo seletivo ou faltarem em alguma das provas, serão desclassificados.
3.10. Será considerado aprovado o candidato que obtiver a maior pontuação final, somando-se as notas obtidas nas duas etapas seletivas. Em caso de empate na pontuação final, serão utilizados os seguintes critérios sucessivos de desempate:
a) melhor pontuação na prova de maior relevância na 3ª etapa seletiva;
b) melhor pontuação no critério da alínea ‘a’ da respectiva prova de maior relevância, e assim sucessivamente;
c) maior tempo de experiência no requisito obrigatório ao cargo concorrido;
d) maior idade.
3.11. O resultado do processo seletivo contendo a ordem de classificação dos candidatos será divulgado no sítio da AACT (www.conservatoriodetatui.org.br) e no mural do RH da AACT.
4 . CONTEÚDOS DAS PROVAS
4.1 – LÍNGUA PORTUGUESA
Interpretação de texto. Significação das Palavras; Sinônimos, Antônimos; Sentido Próprio e Figurado das Palavras. Pontuação, Ortografia e Acentuação. Classificação e Emprego das Classes de Palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção (classificação e sentido que imprime às relações
entre as orações). Colocação pronominal. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Crase.
4.2 – MATEMÁTICA
Operações com números reais. Mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum. Potências e raízes. Razão e proporção. Porcentagem. Regra de três simples e composta. Média aritmética simples e ponderada. Juro simples. Equação do 1.º e 2.º graus. Sistema de equações do 1.º grau. Relação entre grandezas: tabelas e gráficos. Sistemas de medidas usuais.
4.3 – INFORMÁTICA
MS-Windows XP: conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação com o conjunto de aplicativos MS-Office 2003. MS-Word 2007: estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, parágrafos, fontes, colunas, marcadores simbólicos e numéricos, tabelas, impressão, controle de quebras e numeração de páginas, legendas, índices, inserção de objetos, campos predefinidos, caixas de texto. MS-Excel 2007: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão, inserção de objetos, campos predefinidos, controle de quebras e numeração de páginas, obtenção de dados externos, classificação de dados. Correio Eletrônico: uso de correio eletrônico, preparo e envio de mensagens, anexação de arquivos. Internet: Navegação Internet, conceitos de URL, links, sites, busca e impressão de páginas.
4.4 – LÍNGUA INGLESA
Compreensão de textos escritos em Língua Inglesa. Itens gramaticais relevantes para a compreensão dos conteúdos semânticos.
5. DISPOSIÇÕES FINAIS
5.1. A aprovação neste processo seletivo não representará ao candidato qualquer garantia de sua imediata contratação. A AACT efetuará as convocações de acordo com suas necessidades, respeitada rigorosamente a ordem de classificação. Os candidatos aprovados serão convocados para comparecerem à AACT e entregarem os documentos pré-admissionais, além dos comprovantes das informações prestadas na Ficha de Inscrição.
5.2. A não apresentação de qualquer comprovante de informação prestada na Ficha de Inscrição poderá ensejar a desclassificação do candidato. As informações prestadas e documentos entregues pelo candidato são de sua inteira responsabilidade, sendo que a inexatidão ou irregularidade de qualquer destes, mesmo que verificada a qualquer tempo, em especial após a assinatura do contrato de trabalho, implicará na desclassificação do candidato e respectiva rescisão contratual, sem prejuízo das demais sanções cabíveis.
5.3. É de inteira responsabilidade do candidato o acompanhamento de todas as divulgações, convocações e avisos referentes a este processo seletivo publicados no sítio da AACT (www.conservatoriodetatui.org.br), sendo que eventuais dúvidas deverão ser encaminhadas exclusivamente pelo endereço eletrônico: rh@conservatoriodetatui.org.br. A participação do candidato implicará no conhecimento e a expressa aceitação das condições do processo seletivo, estabelecidas neste comunicado, das quais não poderá alegar desconhecimento.
5.4. As disposições constantes deste comunicado poderão sofrer alterações enquanto não consumada a providência ou evento que lhes disser respeito, circunstância que será mencionada em aviso a ser divulgado no sítio da AACT. Os casos omissos serão analisados e decididos pela Diretoria da AACT.
PREVISÃO DE CRONOGRAMA
Evento | Data |
Inscrições | De 22 de Agosto a 06 de Setembro de 2011 |
Divulgação dos convocados para as 3ª e 4ª etapas seletivas | De 08 a 12 de setembro de 2011 |
Realização das Provas | De 13 a 18 de Setembro de 2011 |
Divulgação no site da AACT do resultado final | De 26 a 30 de Setembro de 2011 |
Observação: as datas aqui previstas poderão sofrer alterações a critério da AACT.
Tatuí-SP, 18 de Agosto de 2011.
AACT.
ANEXO I
ATRIBUIÇÕES DO CARGO
Cargo | Principais atribuições |
Assistente de TI | Possuir certificado de cursos reconhecidos em, no mínimo quatros dos seguintes tópicos: SQL Windows; MYSQL; Delphi, Visual Basic, HTML, ASP, VB Script/Java Script, JAVA, PHP, XML, Xhtml e CSS. Possuir técnicas para a produção de páginas compatíveis com diferentes equipamentos e navegadores, usabilidade, acessibilidade, padrões W3c. Ter domínio em sistemas operacionais Windows Server 2003/2008; Windows XP, Windows Vista e Windows 7, montagem e manutenção de servidores Linux (Intranet, Internet e Firewall), ter conhecimento da topologia e estruturação em redes por cabeamento e wireless; lidar com manutenção em microcomputadores; segurança do ambiente; instalação e configuração de hardware; ter conhecimento avançado do pacote Office. |
Bibliotecário(a) | Disponibilizar informação em qualquer suporte; gerenciar a biblioteca, centro de documentação, centro de informação e correlatos, além de redes e sistemas de informação. Tratar tecnicamente e desenvolver recursos informativos; disseminar informação com o objetivo de facilitar o acesso e geração do conhecimento; desenvolver estudos e pesquisas; realizar difusão cultural; desenvolver ações educativas. Localizar informações; Recuperar informações; Prestar atendimento personalizado; Elaborar estratégias de buscas avançadas; Intercambiar informações e documentos; Controlar circulação de recursos informativos; Prestar serviços de informação on-line; Controlar conservação do patrimônio físico da biblioteca, rede e sistema de informação; Elaborar relatórios; Registrar recursos informativos; Classificar recursos informativos; Catalogar recursos informativos; Elaborar linguagens documentárias; Elaborar resenhas e resumos; Desenvolver bases de dados; Efetuar manutenção de bases de dados; Gerenciar qualidade e conteúdo de fontes de informação; Gerar fontes de informação; Conservar acervos; Preservar acervos. |
Anexo II
AACT/CDMCC – Ficha de Inscrição para Processo Seletivo – Agosto/Setembro de 2011
ORIENTAÇÕES GERAIS:
– O preenchimento desta Ficha deverá ser feito preferencialmente de forma digital;
– Preencha a Ficha e os campos com a maior quantidade de informações possível;
– Ao iniciar um bloco de informações, todos os seus campos serão de preenchimento obrigatório;
– Os blocos cujos campos não estiverem todos preenchidos poderão ser desconsiderados, caso a falta de informações impeça sua avaliação.
CARGO: |
NOME: |
RG/RNE: | CPF: | Data Nasc.(dd/mm/aaaa): |
Registro DRT (se houver): | Fone1: ( ) | Fone2: ( ) |
Endereço: |
Cidade: | UF: | CEP: |
E-mail: |
ENSINO / FORMAÇÃO ACADÊMICA
01 | Nível do ensino: | Instituição: |
Curso: | ||
Data início (mm/aaaa): | Data término (mm/aaaa): Cursando |
02 | Nível do ensino: | Instituição: |
Curso: | ||
Data início (mm/aaaa): | Data término (mm/aaaa): Cursando |
03 | Nível do ensino: | Instituição: |
Curso: | ||
Data início (mm/aaaa): | Data término (mm/aaaa): Cursando |
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
01 | Empresa: | Inicio (mm/aaaa): |
Cargo/função: | Término (mm/aaaa): Atual | |
Atividades desempenhadas: |
02 | Empresa: | Inicio (mm/aaaa): |
Cargo/função: | Término (mm/aaaa): Atual | |
Atividades desempenhadas: |
03 | Empresa: | Inicio (mm/aaaa): |
Cargo/função: | Término (mm/aaaa): Atual | |
Atividades desempenhadas: |
04 | Empresa: | Inicio (mm/aaaa): |
Cargo/função: | Término (mm/aaaa): Atual | |
Atividades desempenhadas: |
05 | Empresa: | Inicio (mm/aaaa): |
Cargo/função: | Término (mm/aaaa): Atual | |
Atividades desempenhadas: |
CURSOS DE EXTENSÃO – OUTROS
01 | Nome do curso: | Inicio (mm/aaaa): |
Instituição: | Término (mm/aaaa): Cursando | |
Descrição do curso: |
02 | Nome do curso: | Inicio (mm/aaaa): |
Instituição: | Término (mm/aaaa): Cursando | |
Descrição do curso: |
03 | Nome do curso: | Inicio (mm/aaaa): |
Instituição: | Término (mm/aaaa): Cursando | |
Descrição do curso: |
04 | Nome do curso: | Inicio (mm/aaaa): |
Instituição: | Término (mm/aaaa): Cursando | |
Descrição do curso: |
05 | Nome do curso: | Inicio (mm/aaaa): |
Instituição: | Término (mm/aaaa): Cursando | |
Descrição do curso: |
06 | Nome do curso: | Inicio (mm/aaaa): |
Instituição: | Término (mm/aaaa): Cursando | |
Descrição do curso: |
DECLARAÇÃO
DECLARO que li e estou de acordo com as regras, termos e condições do Comunicado de Abertura do Processo Seletivo para o qual ora solicito minha inscrição, bem como DECLARO que as informações por mim prestadas na presente Ficha de Inscrição são verdadeiras, responsabilizando-me pela comprovação das mesmas e estando ciente de que eventual inexatidão ou irregularidade implicará nas hipóteses previstas no respectivo Comunicado de Abertura.
DECLARO ainda que resido ou tenho disponibilidade para residir no município de Tatuí/SP, às minhas expensas, e AUTORIZO a divulgação de meu nome em Lista de Classificação do Processo Seletivo.
Tatuí-SP, ___/___ 2011.
______________________________________
Assinatura do candidato
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
PROCESSO SELETIVO – AACT-2011
PROTOCOLO DE INSCRIÇÃO |
NOME: |
CARGO: |
Protocolo: