Corpo
Docente

Marcos Nascimento

Marcos Nascimento

Professor de Canto Lírico e Teoria e Percepção (Área de Música Erudita)

Especialista em pedagogia vocal, pós-graduado pela Faculdade Santa Marcelina (FASM), Educador musical graduado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), formado em Regência Coral e Canto Lírico com aperfeiçoamento em Canção brasileira pelo Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí (CDMCC). Em 2022, escreveu o artigo científico “Passagem de registros: história e contribuições da pedagogia vocal acústica”. Este trabalho é resultado de pesquisa sobre a Acústica aplicada à voz cantada sob o prisma da pedagogia acústica de Kenneth Bozeman (uma abordagem que leva em consideração os princípios da Física acústica e Psicoacústica). Em 2021, participou do curso “Acústica aplicada à pedagogia vocal”, ministrado pelo Professor Emérito da Lawrence University, Kenneth Bozeman. Em 2015, como aluno especial de mestrado, cursou no Instituto de Artes da UNICAMP a disciplina de Práticas Interpretativas “Canto: técnica, interpretação e pedagogia”, ministrada pelo professor Dr. Angelo José Fernandes. Em 2014, concluiu os três módulos do curso “Performer da Ópera”, na Universidade Cruzeiro do Sul, ministrado pelas professoras Dra. Cristine Bello Guse e Marilane Bousquet. Em sua extensa formação musical, foi aluno de Cida Lopes (in memorian), Mariana Cioromilla (in memorian), Sueli Freitas e Benito Maresca (in memorian). Também tem participado ativamente de cursos de aperfeiçoamento, seminários, mesas-redondas e master classes de Pedagogia vocal, Educação musical, Regência e Composição, com professores renomados do Brasil e exterior, tais como: Gláucia Salomão (BR/SE), Ana Flávia Zuim (BR/US), Regina Machado, Filipa Lã (PT), Letícia Bertelli, Mauro Fiuza (BR/ES), Walter Chamun, Giorgette Jounelle (CA), Ângela Barra, Laura de Souza (in memorian), Lício Bruno, Celine Imbert, Martha Herr (in memorian), Francisco Campos Neto, Alzeny Nelo, Rosemeire Moreira, Marco Lucado (IT), Bohumil Med (CZE), Ronaldo Silva, Enny Parejo, Cadmo Fausto, Abel Rocha, Edmundo Villani-Côrtes, Rui Paulo Teixeira (PT), Oscar Escalada (AR), Sergio Vasconcellos Correa, dentre outros. No Conservatório de Tatuí, atua como professor de Canto Lírico e Matérias Teóricas. Na área de Percepção Musical, desenvolve atividades de pesquisa tendo como base a audiação e o desenvolvimento vocal. Atua também como Regente do Coral Municipal de Alumínio, equipamento cultural fundado em 23 de julho de 1999, ligado ao departamento de cultura da cidade de Alumínio/SP, em parceria com a CBA (Companhia Brasileira de Alumínio). Foi integrante do Coro Sinfônico do Conservatório de Tatuí por treze anos, atuando como coralista e solista em apresentações de obras de grande repercussão de público e crítica, tais como: “Carmina Burana”, de Carl Orff; “Sinfonia nº 9 em ré menor – op 125”, de L. V. Beethoven; “A Criação”, de J. Haydn; “Vesperae Solemnes de Confessore – KV 339”, de W. A. Mozart; “Missa de Requiem em D menor – opus 48”, de Gabriel Fauré – todas apresentadas em importantes salas de concerto do país, incluindo Sala São Paulo, Auditório Cláudio Santoro (Festival de Campos do Jordão), Teatro da UNIMEP em Piracicaba, Teatro Politheama em Jundiaí, Teatro Theotônio Villela em Sorocaba, Teatro Procópio Ferreira em Tatuí. Integra o Núcleo de Ópera do Conservatório de Tatuí, com o qual em 2013 realizou montagem da ópera “Bastião e Bastiana”, de W. A. Mozart, e em 2014 a ópera “Elisir D’amore”, de G. Donizetti, tendo atuado ativamente na produção dos espetáculos. Atuou como coralista das óperas “Dido e Eneas”, de Henry Purcell, “Orfeo ed Euridice”, de Christoph Willibald Gluck, e “Orfeo no Inferno” (Orphée aux enfers), de Jacques Offenbach. Participou como solista junto à Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí nos concertos “Messe – opus 147”, de R. Schumann, “Messiah – HWV 56”, de G. F. Händel, “Missa Brevis in G Major – KV 140” e “Requiem KV 626”, de W. A. Mozart. Em 2010, apresentou o recital “Serenata” com canções do compositor Fúlvio Ferrari, e em 2013 apresentou o recital para piano e voz “Dichterliebe – opus 48”, de Robert Schumann, na programação do V Prêmio Incentivo à Música de Câmara do Conservatório de Tatuí.