Corpo
Docente

Marcus Held

Marcus Held

Violino Barroco

Natural de São Paulo (SP), é doutorando e Mestre em Música (Musicologia) pela Universidade de São Paulo (2017). Realizou, pela primeira vez no Brasil e à língua portuguesa, a tradução (acrescida de comentários) da íntegra da obra tratadística do violinista, compositor e autor Francesco Geminiani (1687-1762). Bacharelou-se em Música (Habilitação em Instrumento: Violino) no FIAM-FAAM Centro Universitário em 2014 e especializou-se em Música Antiga (Violino Barroco) na Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP-Tom Jobim), na Escola Municipal de Música de São Paulo (Fundação Theatro Municipal de São Paulo) e na Escola Superior de Música de Catalunya (ESMUC-Barcelona). Entre seus mentores, destacam-se Mônica Lucas, Emilio Moreno, Rodolfo Richter, Luis Otavio Santos, Juliano Buosi e Nicolau de Figueiredo. Com experiência internacional na prática e no estudo da Música Antiga, participou de diversos festivais e cursos de curta duração no Brasil e na Europa, como o Festival de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora (2012-2014), o Encontro Internacional de Música Antiga EMESP (2013-2017), a Oficina de Música Antiga de Curitiba (2014-2018), The Parley of Instruments International Summer School (Universidade de Cambridge, 2013) e La Petite Bande Summer Academy (Itália, 2016). Nessas ocasiões, pôde aperfeiçoar-se com os principais nomes da cena da Música Antiga internacional, como Ricardo Kanji, Rebecca Huber, David Wish, Jennifer Morsches, Xavier Diaz-Latorre, Pedro Estevan, Pedro Memelsdorf, François Fernandez, Ryo Terakado, Judy Tarling, Peter Holman, Manfredo Kraemer e Sigiswald Kuijken. Com diversos artigos publicados em revistas especializadas, tem interesse voltado à pesquisa e à interpretação com instrumentos de época do repertório dos séculos XVII e XVIII. Academicamente, apresentou trabalhos em congressos e conferências no Brasil (USP, UNESP, UNICAMP, UFRGS) e exterior (Portugal, Itália e Estados Unidos); investiga a formação do Gosto inglês no século XVIII sob influência de Francesco Geminiani.