Corpo
Docente

Maria Eugênia Sacco

Maria Eugênia Sacco

Professora de Cravo, Baixo Contínuo, Harmonia Prática ao Teclado (Piano), Música de Câmara e Educação Musical

Bacharela em cravo pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e licenciada em Harpsichord Performance pelo Trinity College London. Aperfeiçoou-se em Amsterdã, Holanda, no Conservatorium Sweelinck, com Anneke Uittenbosch (1994-95), e na Academie voor Oude Muziek, com Patrick Ayrton (1995-96). Participou de cursos ministrados pelo cravista Ilton Wjuniski no Conservatorio Superior de Salamanca (Espanha), Musica para teclas de los siglos XVI y XVII (2001), e na Académie Musicale de Villecroze (França), Stage de Clavecin (2001) e Atelier de Musicologie (2003). Foi selecionada para participar da master class de cravo realizada no PERFORMA CLAVIS (Evento organizado pelos Programas de Pós-Graduação em Música da UNICAMP- UNESP e USP) em 2010, na UNESP e, em 2012, na UNICAMP. De 2000 a 2003, foi assistente do Prof. Ilton Wjuniski na Fundação e Escola Magda Tagliaferro, em São Paulo (projeto pedagógico apoiado pela Fundação Vitae), sendo por ele orientada nos estudos de cravo, baixo contínuo e música de câmara barroca. Foi professora de cravo e baixo contínuo na mesma instituição por quase dez anos. É cravista correpetidora e professora de Cravo, Baixo Contínuo, Harmonia Prática ao Teclado e Música de Câmara no Conservatório de Tatuí, onde exerce ainda o cargo de docente em disciplinas de Musicalização Infantil e Oficina Instrumental Orff na área de Educação Musical. De 2015 a 2018, foi cravista do Grupo de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí, coordenado pela professora e flautista Selma Marino. Ministrou diversas master classes pelo Brasil e Exterior, tais como: Prática de Música Barroca e Oficina de Ópera Barroca – Festival de Música de Londrina (2004), Cravo e Prática de Música Barroca – II Festival de Música Antiga de Porto Alegre (2005); Cravo – Escuela Universitaria de Música – Montevideo, Uruguai (2005); Cravo – Escola de Música de Blumenau do Teatro Carlos Gomes (2008). Participou como professora convidada da Semana do Cravo, promovida pelo Programa de Pós-graduação da Escola de Música da UFRJ, em 2012, 2013 e 2020. Realizou diversos trabalhos como cravista correpetidora em cursos e master classes além de festivais em várias cidades do Brasil, nos quais exerceu o acompanhamento para cantores e instrumentistas dos cursos da Área de Música Antiga. Participou do curso de capacitação de professores em Filosofia Suzuki no Centro Suzuki de Educação Musical de São Paulo (2015). Tocou em vários concertos como acompanhadora em grupos de câmara, tanto instrumentais quanto vocais e atuou como cravista convidada em orquestras barrocas e modernas. Atuou como continuísta nas récitas da Ópera Orfeo, de Claudio Monteverdi, realizadas no Theatro Municipal de São Paulo, em 2006. Foi integrante do Grupo Lira D’Orfeo, com o qual gravou os CDs Modinhas de Amor (2004), e Lundu de Marruá (2008). Com este grupo realizou diversos concertos nos estados de São Paulo e Minas Gerais. Paralelamente à carreira pedagógica, realiza concertos com o Duo Aulem (Cravo e Viola da gamba) em vários estados do Brasil.