Cultural

29º Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo (FETESP)

Espetáculo convidado: CÁRCERE ou Porque as Mulheres Viram Búfalos
Companhia de Teatro Heliópolis – São Paulo -SP
Data: 23 de julho de 2024, terça-feira
Local: Teatro Procópio Ferreira – Retire seu ingresso pela plataforma INTI
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Classificação indicativa: 12 anos
Entrada gratuita

Sinopse: As irmãs Maria Dos Prazeres e Maria Das Dores têm a vida marcada pelo encarceramento dos homens da família: primeiro, o pai; depois, o companheiro de uma; agora, o filho da outra. Dentro do presídio, o jovem Gabriel – que sonha em ser desenhista – aprende as estratégias de sobrevivência para lidar com as disputas internas de poder e a falta de perspectivas inerentes ao sistema carcerário. Naquele microcosmo, a violência dita as regras e não poupa os considerados fracos ou rebeldes. Fora dali, em suas comunidades, as mulheres – mães, filhas, afilhadas – buscam alternativas para, ao menos, tentar romper os ciclos de opressão que as aprisionam em existências sem futuro. Outros horizontes são possíveis? Os saberes ancestrais resistiram à barbárie e atravessaram os séculos nos corpos, nas vozes e nas crenças das e dos africanos que, escravizados, fizeram a travessia do Atlântico. Iansã, Rainha Oyá, deusa guerreira dos ventos, das tempestades e do fogo, não abandonou seu povo. Ela permanece iluminando caminhos e inspirando fabulações para que seus filhos e filhas experimentem, por fim, a liberdade. O título da peça faz referência às mulheres que transmutam as energias de violência e morte e reinventam realidades.

Encenação: Miguel Rocha |Assistência de direção:  Davi Guimarães |Texto: Dione Carlos |Elenco: Antônio Valdevino, Dalma Régia, Vitor Pires, Davi Guimarães, Jefferson Matias, Jucimara Canteiro, Priscila Modesto e Walmir Bess | Direção musical: Renato Navarro |Assistência de direção musical: César Martini |Musicistas:  Alisson Amador (percussão), Amanda Abá (violoncelo), Denise Oliveira (violino) e Jennifer Cardoso (viola) | Cenografia: Eliseu Weide |Iluminação:  Miguel Rocha e Toninho Rodrigues | Figurino: Samara Costa | Assistência de figurino: Clara Njambela |Costureira:  Yaisa Bispo | Operação de som: Lucas Bressanin | Operação de luz:  Nicholas Matheus |Cenotecnia: Wanderley Silva | Provocação vocal, arranjos e composição da música do ‘manifesto das mulheres’: Bel Borges| Provocação vocal, orientação em atuação-musicalidade e arranjos – percussão ‘chamado de Iansã’: Luciano Mendes de Jesus | Estudo da prática corporal e direção de movimento: Érika Moura | Provocação cênica: Bernadeth Alves, Carminda Mendes André e Maria Fernanda Vomero | Comentadores:  Bruno Paes Manso e Salloma Salomão | Mesas de debates:  Juliana Borges, Preta Ferreira, Roberto da Silva e Salloma Salomão, com mediação de Maria Fernanda Vomero | Orientação de dança afro: Janete Santiago | Direção de produção:  Dalma Régia | Produção executiva: Leidi Araújo Fotos Rick Barneschi, Tiggaz e Weslei Barba | Idealização e produção: Companhia de Teatro Heliópolis.