Cultural

29º Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo (FETESP)

Show: ASSUCENA em ‘Índia – Tributo à Gal Costa’
Data: 24 de julho de 2024, quarta-feira
Local: Praça da Matriz de Tatuí
Classificação indicativa: 12 anos
Evento gratuito

Em “Índia – Tributo à Gal Costa”, a cantora e compositora Assucena homenageia uma das vozes mais importantes da música brasileira ao relembrar, em releituras inéditas, o álbum Índia, lançado por Gal Costa em 1973. A obra, que se tornou um grande clássico da discografia nacional, reivindica a liberdade da mulher num período marcado pelas opressões da ditadura militar. “Homenageio Gal por eu ter feito de mim uma mulher que medita a respeito de minha época, de meu corpo, de minha voz e que deseja cantar um Brasil com o propósito da memória, da formação da consciência e do reencontro com suas raízes, mas também de sua contemporaneidade”, revela Assucena. Produzido e dirigido por Rafael Acerbi (violão e guitarra), o show conta também com as participações de Danilo Moura (percussão), Felipe Pizzutiello (baixo) e Anderson Ramos (teclado).  Depois de seis anos de muitas conquistas como uma das idealizadoras da banda As Bahias e a Cozinha Mineira, incluindo dois Prêmios da Música Brasileira e duas indicações ao Grammy Latino, Assucena iniciou sua carreira solo em 2021. Nesta nova fase, a artista revela todas as suas cores e cantos em Lusco-Fusco, álbum de estreia lançado em 2023, marcado pela brasilidade, pela diversidade de ritmos e pelo diálogo entre a tradição e o contemporâneo. Mas Assucena conta que seguirá reverenciando a memória da artista que mais influenciou sua formação artística. “Perdemos um cristal divino e profano que atravessou os gêneros da canção brasileira. Tenho o compromisso de zelar por esse monumento da cultura que é Gal Costa. Sem dúvida, uma das cantoras mais importantes de nossa história”, conclui a artista.