Cultural

29º Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo (FETESP)

Residência artística: Vissunga! para cantar experiências DE VIDA, MORTE E VIDA DE NOVO
Ponte Elemento Per (PROAC)
Data: 21 de julho de 2024, domingo
Local: Setor de Artes Cênicas
Rua XV de novembro, 63/67, Centro, Tatuí-SP
Classificação indicativa:  14 anos
Entrada gratuita

Sinopse: Os cantos de tradição são, antes de tudo, cantos de experiências. Experiências de corpos que viveram situações de violência e de afeto, de tristeza e de alegria, e que na voz cantada foram registradas e transmitidas para novos corpos. Não apenas por palavras, mas pela qualidade dos sons que dão materialidade às palavras. No processo de criação de um breve exercício cênico que abordará questões sobre o ciclo espiralar da existência humana, tendo como veículo dramatúrgico dramatúrgico os antigos cantos chamados “vissungos”, os participantes serão confrontados com os desafios criativos de uma diferente perspectiva de abordagem da voz cantada na cena teatral, a partir do ponto de escuta de uma tecnologia performativa e expressiva afro-brasileira, fundada nos saberes-fazeres herdados de povos bantos, como Kikongos, Ovimbundos e Ambundos.

Ementa: Neste workshop-montagem trabalharemos sobre as potências que os “vissungos” possuem para conectar as experiências do passado com as experiências atuais do atuante-cantante, dentro de uma situação cênica realizada coletivamente, em relação ao espaço urbano, com a construção de um festejo, uma vissunga, que é uma celebração onde se canta. Durante o trabalho serão investigados: ressonadores e vibração da voz, voz e espacialidade, diferença entre execução e vivência do canto, recriação de cantos de tradição, canto e tempo-ritmo na atuação, contato e ação coletiva.

Público: Estudantes do curso de Artes Cênicas do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí, participantes do 29º FETESP e interessados em geral. A idade mínima será de 14 anos. O trabalho estará aberto para pessoas com qualquer limitação física, desde que não haja restrições para o canto.