Comunicados
Regulamento – Processo Seletivo de novos alunos/2018 – Área de Música Clássica – Instrumentos, Canto Lírico, Luteria, Regência
COMUNICADO DE ABERTURA
A Associação de Amigos do Conservatório de Tatuí comunica a abertura do Processo Seletivo de alunos do Conservatório de Tatuí para o 1° semestre letivo de 2018, de acordo com as regras constantes de seu Regimento Interno bem como mediante as condições abaixo estabelecidas:
- Vagas
1.1. Ao todo, são abertas 202 (duzentos e duas) vagas, assim distribuídas:
Área | Curso | Vagas COM conhecimento musical | Vagas SEM conhecimento musical |
Cordas Sinfônicas e Luteria | Violino | 6 | 3 |
Viola | 6 | 6 | |
Violoncelo | 8 | – | |
Contrabaixo Acústico | 6 | 6 | |
Luteria | 10 | ||
Sopros – Madeiras | Flauta Transversal | 2 | 1 |
Clarinete | 3 | 2 | |
Fagote | 2 | 2 | |
Saxofone | 7 | 3 | |
Sopros – Metais | Trompa | 1 | 1 |
Trompete | 3 | 2 | |
Trombone | 8 | 7 | |
Eufônio | 2 | 2 | |
Tuba | 2 | 2 | |
Percussão Sinfônica | Percussão Sinfônica | 6 | 6 |
Piano clássico | Piano clássico | 5 | 5 |
Piano (Aperfeiçoamento) | 2 | – | |
Harpa | – | 1 | |
Canto lírico | Canto | 4 | – |
Performance Histórica | Flauta doce | – | 6 |
Cravo | 2 | 1 | |
Violino/Viola Barroca | 9 | – | |
Violão clássico | Violão clássico | 11 | 11 |
Fundamentos de Regência | Banda Sinfônica | 15 | – |
Coral | 15 | – |
(OBS: A definição da quantidade de vagas a serem abertas está condicionada à quantidade de vagas remanescentes ao final do segundo semestre do ano letivo de 2017).
- Inscrições
As inscrições serão realizadas no período de 02 a 19 de janeiro de 2018, da seguinte maneira:
– Pela internet no site www.conservatoriodetatui.org.br/vagas, no dia 19 as inscrições encerram às 18h00;
– Dúvidas poderão ser dirimidas por e-mail (secretaria@conservatoriodetatuí.org.br) ou pelos telefones: (15) 3205-8443/8448/8447 ou pessoalmente na secretaria escolar, localizada à Rua São Bento, 808, no horário das 8h às 12h e das 13h às 17h, de 2ª a 6ª feira.
Procedimentos para a efetivação da inscrição:
- Leitura completa do regulamento e preenchimento correto da ficha de inscrição disponibilizados em conservatoriodetatui.org.br/vagas, incluindo endereço completo (com CEP) e dados pessoais;
- Pagamento do boleto bancário, que é obtido após o preenchimento correto da ficha de inscrição, referente à taxa de inscrição no valor de R$ 60,00 reais.
- A inscrição somente será validada após a confirmação do pagamento de boleto bancário.
- O candidato somente poderá se inscrever para um único curso.
2.1 Depois de efetuada a inscrição online, o candidato deverá acompanhar pelo site, todos os avisos e convocações referentes aos dias e horários dos testes, deste processo seletivo.
2.2 Em caso de cancelamento ou desistência da inscrição, o valor recolhido não será devolvido.
2.3. Os candidatos aos cursos de instrumentos, canto e luteria tem de ser alfabetizados.
– Candidatos estrangeiros: Os candidatos estrangeiros de língua que não a portuguesa, poderão ser submetidos a uma prova de português, como parte do processo de seleção, além disso, a situação legal deve estar em ordem e também apresentar para a escola o seu visto de estudante.
- Seleção
3.1. Instruções para os candidatos ao CDMCC – 1º Semestre de 2018 – Música Clássica
3.1.2. Para o ingresso no CDMCC, o candidato sem conhecimento musical se submeterá a uma fase considerada eliminatória e que consistirá em uma entrevista presencial frente a uma banca. Esta banca poderá pedir ao candidato para realizar algumas atividades e exercícios musicais simples com a finalidade de auferir sua percepção auditiva, memória musical e coordenação motora básica.
3.1.3. A partir do dia 22 de janeiro, divulgaremos as datas e horários das entrevistas e/ou testes no site do Conservatório e no mural da secretaria escolar.
IMPORTANTE: Para a realização do teste sem conhecimento musical o candidato não deverá possuir nenhum conhecimento sobre o instrumento.
Veja abaixo as idades e o que será pedido para os candidatos sem conhecimento musical:
Curso | Idade mínima | Forma de avaliação: |
Violino, Viola, e Contrabaixo | 07 a 11 anos |
Teste prático e/ou entrevista com banca formada por professores do corpo docente da AACT. |
Flauta Transversal, Clarinete e Saxofone | 09 a 11 anos | |
Fagote | 09 a 16 anos | |
Trompa | 09 a 14 anos | |
Trompete, Trombone, Eufônio e Tuba | 09 a 14 anos | |
Piano Clássico | 07 a 11 anos | |
Harpa | 07 anos | |
Violão clássico | 07 a 11 anos | |
Flauta Doce | 09 anos | |
Cravo | 09 anos | |
Percussão Sinfônica | 10 a 15 anos | Entrevista, teste de percepção rítmica e coordenação motora, com banca formada por professores do corpo docente da AACT. |
3.1.4. Para o ingresso no CDMCC, o candidato com conhecimento musical se submeterá a uma única fase de teste.
3.1.5. Única fase: Todo candidato que tiver algum conhecimento musical acerca do instrumento ou voz que pretende estudar no Conservatório apresentar o conteúdo abaixo (vide tabela), para a banca examinadora.
-Veja abaixo o que deverá ser apresentado para a prova prática, de acordo com o instrumento/voz pretendido:
Curso | Idade mínima | Conteúdo para a prova prática: |
Violino | 12 anos | 12 a 14 anos: Um estudo do Método Suzuki vol. 1 e uma peça de livre escolha.15 a 18 anos: Escala e arpejo maior, duas oitavas contendo mudança de 1ª a 3ª posição, estudo nº 45 ou 46 (de 1ª a 3ª posição) do Hans-Sitt vol. 3 opus 32 e o Concerto em Lá menor de A. Vivaldi ou Concerto “Húngaro”, opus 21 de O. Rieding.
19 a 21 anos: Escalas maiores e menores melódicas de três oitavas, arpejos maiores e menores de três oitavas, um estudo do Método Kreutzer (revisão Sandor) e uma peça de livre escolha. A partir de 22 anos: Escalas maiores e menores melódicas de três oitavas, arpejos maiores e menores simples de três oitavas, estudo nº 7 ou 10 do Método Kreutzer (revisão Sandor) e um movimento de livre escolha dos concertos para violino e orquestra de W. A. Mozart. |
Viola | 12 anos | 12 a 14 anos: Um estudo do método Suzuki – Volume 1 e uma peça de livre escolha.15 a 18 anos: Escala e arpejo maior de duas oitavas contendo mudança de 1ª a 3ª posição, estudos nº 45 ou nº 46 (de 1ª a 3ª posição) do Hans-Sitt vol. 3 opus 32 e o Concerto em Ré menor opus 3 (nº 6 RV356) de A. Vivaldi ou Concerto em Dó maior opus 3 (nº 3) de A. Vivaldi.
19 a 21 anos: Escalas e arpejos maiores e menores melódicas de três oitavas, um estudo do método Kreutzer (Edição Sandor) e uma peça de livre escolha. A partir de 22 anos: Escalas e arpejos maiores e menores melódicas de três oitavas, estudo nº 8 ou 10 do Kreutzer (Edição Sandor) e o Prelúdio da Suíte nº 2 de J. S. Bach. |
Violoncelo | 12 anos | 12 a 14 anos: Um estudo do método Dotzauer-Grant – volume 1 e uma peça de livre escolha.15 a 18 anos: Escalas e arpejos maiores e menores melódicas de duas oitavas, um estudo do método Dotzauer-Grant 113 Estudos – volume 1 e um movimento da Sonata em Dó maior opus 40 nº 1 de J. B. Bréval.
19 a 21 anos: Escalas e arpejos maiores e menores melódicas de duas oitavas, um estudo do método Dotzauer-Grant 113 Estudos – volume 2 e a peça “Tarantella” de W. H. Squire. A partir de 22 anos: Escalas e arpejos maiores e menores de três oitavas, um estudo dos 12 Estudos de J. Duport ou um estudo do método Dotzauer-Grant 113 Estudos – volume 4 e um movimento do Concerto em Dó menor de C. Bach. |
Contrabaixo | 12 anos | 12 a 15 anos: Um estudo do Simandl – Método nº 1 e uma peça de livre escolha.16 a 18 anos: Escalas e arpejos maiores e menores de duas oitavas, um estudo do Storch Hrabe – 32 Estudos e uma das 10 melodias da Cecilia de E. Mahle.
19 a 21 anos: Escalas e arpejos maiores e menores de duas oitavas, um estudo do método Dragonetti – 5 Estudos e a Sonatina em Sol menor de L. V. Beethoven. A partir de 22 anos: Escalas e arpejos maiores e menores de três oitavas, estudo nº 1 do Kreutzer e a peça Andante e Rondó de D. Dragonetti. |
Flauta Transversal | 12 anos | 12 a 14 anos: De Taffanel e Gaubert “Método Completo de Flauta” – 1 exercício da página 10 a 20.15 a 17 anos: De Giuseppe Gariboldi “Estudos Melódicos”, Opus 131 – 1 estudo.
A partir de 18 anos: Um movimento de 1 Concerto clássico. |
Fagote | 12 anos | 12 a 16 anos: Ernst Mahle “As Melodias da Cecília” para fagote – Escolher uma das peças.A partir de 17 anos: Weissenborn “Método para Fagote”, 50 exercícios avançados – Escolher um exercício. |
Clarinete | 12 anos | 12 a 16 anos: De H. Klosé “Método Completo para Clarinete” – Duetos do número 9 ao 16 (voz superior) – Escolher um.A partir de 17 anos: De W. A. Mozart “Concerto para Clarinete em Lá Maior K622” – 1º movimento (pode ser tocado com o clarinete em Si bemol). |
Saxofone | 12 anos | 12 a 14 anos: De Eugène Bozza “Rêves D´Enfants”, Ed. Alphonse Leduc.15 a 16 anos: De Eugène Bozza “Chanson a Bercer” Ed. Alphonse Leduc.
17 a 18 anos: De H. Klosé “Método Completo para todos os Saxofones” Ed. Ricordi – página 105, “Don Giovanni ou “Méthode Complète pour tous les Saxophones” Ed. Alphonse Leduc – página 51, “Don Giovanni”. A partir de 19 anos: De Eugène Bozza “Aria” Ed. Alphonse Leduc. 2ª fase presencial: teste prático – conteúdo do vídeo e 1 leitura a primeira vista. |
Trompa | 09 anos | De 9 a 14 anos: Melodias da Cecilia – Canção do Vaqueiro e uma peça de livre escolha.De 15 a 17 anos: A. Rubinstein – Melody in F, e uma peça de livre escolha.
De 18 a 20 anos: Forrest L. Buchtel – Solitude e uma peça de livre escolha. A partir de 21 anos: C. Saint-Saëns – Romance e uma peça de livre escolha. |
Trompete | 09 anos | De 9 a 14 anos: D. Kabalevsky, Little Dance e uma peça de livre escolha.De 15 a 17 anos: W. A. Mozart, Menuetto, Trio, uma peça de livre escolha e leitura à primeira vista.
De 18 a 20 anos: R. Voisin, Estudo n°3 e uma peça de livre escolha. A partir de 21 anos: R. Voisin, Estudo n°7 e uma peça de livre escolha. |
Trombone | 13 anos | De 13 a 18 anos: Método de Trombone para Iniciantes – Prof. Gilberto Gagliardi – Estudo pag. 14e uma peça de livre escolha.
De 19 a 24 anos: Método de Trombone para Iniciantes – Prof. Gilberto Gagliardi – Estudo pag. 44 (escolher um estudo) e uma peça de livre escolha. A partir de 25 anos: Método de Trombone para Iniciantes – Prof. Gilberto Gagliardi –Pequena Peça Pag. 61 e uma peça de livre escolha. |
Eufônio | 13 anos | De 13 a 18 anos: H. C. Work – Grand Father’se uma peça de livre escolha.
De 19 a 24 anos: Manuel Maria Ponce – Estrellita e uma peça de livre escolha. A partir de 25 anos: J. S. Bach – Wachet auf e uma peça de livre escolha. |
Tuba | 14 anos | De 14 a 17 anos: W. A. Mozart, The Isis and Osíris e uma peça de livre escolha.De 18 a 24 anos: R. Fink (método), Estudo n°8 e uma peça de livre escolha.
A partir de 25 anos: M. Bordogni “43 B.C. Estudies” n°1 e uma peça de livre escolha. |
Percussão Sinfônica | 12 anos | 12 à 15 anos: Lição nº11 de Caixa – T. Mcmilliam – Yankee Doodle para Teclados – James Blades.16 à 19 anos: Lição nº 13 de Caixa de T. Mcmilliam (rulo aberto), Ring them Bells – para Teclados de James Blades.
A partir de 20 anos: Estudo para Caixa clara, pag. 20 – Garwood Whaley, Irish Washerwoman para Teclados de James Blades. |
Piano Clássico | 07 anos | 07 a 13 anos: J. S Bach – Uma peça de livre escolha.14 a 16 anos:uma peça do livro de Ana Magdalena Bach ou uma invenção a duas vozes de J. S. Bach e uma peça de livre escolha.
17 a 19 anos: J. S. Bach – uma Invenção a duas vozes ou uma Invenção a três vozes e uma peça de livre escolha. 20 a 24 anos: J. S. Bach – uma Invenção a três vozes e uma peça de livre escolha. 25 anos em diante: J. S. Bach – um Prelúdio e Fuga do Cravo Bem Temperado e uma peça de livre escolha. |
Piano Aperfeiçoamento | 16 anos | Um Prelúdio e Fuga do Cravo Bem Temperado de J. S. Bach, um movimento de uma Sonata ou Concerto e uma peça de livre escolha.O candidato a curso de aperfeiçoamento será submetido a uma prova de proficiência em matérias teóricas e complementares: teoria e percepção, harmonia, análise, contraponto e história da música a ser agendada após o teste prático. |
Violão Clássico | 12 anos | 12 a 15 anos: Estudo em lá menor de D. Aguado.16 a 17 anos: Estudo em sol maior de F. Carulli.
18 anos em diante : Lágrima de F. Tarrega. |
Canto lírico | 18 anos | A peça a ser executada deverá obrigatoriamente ser um dos 24 vocalizes do Panofka opus 85 (em qualquer vogal) ou uma das 15 lições do método Vaccai (texto em italiano). As partituras referentes aos dois métodos de estudos citados acima estão disponíveis na Biblioteca Digital IMSLP, nos links:http://imslp.org/wiki/Metodo_pratico_de_canto_(Vaccai,_Nicola)
http://imslp.org/wiki/Vocalises_progressives,_Op.85_(Panofka,_Heinrich)
A peça deverá ser executada na tonalidade que melhor se adaptar à tessitura do candidato, podendo o mesmo transpor para qualquer tonalidade. Contudo, deverá ser executada com a presença do acompanhamento de piano, teclado ou violão, podendo o acompanhamento ser executado por outra pessoa que não o próprio candidato. |
Cravo | 12 anos | De 12 a 15 anos: J. S. Bach: Pequeno Prelúdio BWV 927http://ks.petruccimusiclibrary.org/files/imglnks/usimg/c/c7/IMSLP62053-PMLP08244-Bach-Busoni_BWV_927.pdf
Ou – J. S. Bach: Invenção nº1 BWV 772 http://ks.petruccimusiclibrary.org/files/imglnks/usimg/1/11/IMSLP00747-BWV0772.pdf Ou – Domenico Scarlatti: Sonata K 34 Acima de 16 anos: – Johann Sebastian Bach: Suíte Francesa nº 1 BWV 812 (Allemande) http://ks.petruccimusiclibrary.org/files/imglnks/usimg/5/58/IMSLP02100-BWV0812.pdf Ou – Domenico Scarlatti: Sonata K 1 Ou – Domenico Scarlatti: Sonata K 208 |
Violino/Viola barroca | 16 anos | Idade mínima: 16 anos- Uma das doze fantasias solo de G.F.Telemann
http://imslp.org/wiki/12_Fantasias_for_Violin_without_Bass,_TWV_40:14-25_(Telemann,_Georg_Philipp) |
– A partir do dia 22 de janeiro de 2018, a lista dos candidatos aprovados na primeira fase será divulgada no site do Conservatório e no mural da secretaria escolar. Na lista constarão os nomes, dias, horários e local dos testes práticos.
3.2. Informações sobre as avaliações para os candidatos inscritos nos cursos de Regência de Banda, Regência Coral e Luteria, que serão aplicados em uma única fase.
As datas das provas e entrevistas serão divulgadas no site do Conservatório, a partir de 22 de janeiro/2018.
Curso | Idade mínima | Forma de Avaliação |
Regência de Banda | 18 anos | Teste escrito envolvendo conhecimentos básicos de: Teoria Musical, Leitura Musical, Harmonia, História da Música e entrevista. |
Regência de Coral | 18 anos | Teste escrito envolvendo conhecimentos básicos de: Teoria Musical, Leitura Musical, Harmonia, História da Música e entrevista. |
Luteria | 16 anos | O candidato deverá se submeter a um teste prático (construção de um cubo), teste auditivo e entrevista, com banca formada por professores da área/curso. |
Obs.: As aulas de LUTERIA acontecerão de 4ª feira – das 13:20 às 17:00hs. e de 5ª e 6ª feira – das 08:20 às 12:00 e das 13:20 às 17:00 horas, na Unidade 2 do Conservatório.
-As bancas examinadoras serão compostas por 02 (dois) ou mais integrantes do corpo docente da AACT.
Candidatos estrangeiros: Os candidatos estrangeiros de língua que não a portuguesa, poderão ser submetidos a uma prova de português, como parte do processo de seleção, além disso, a situação legal deve estar em ordem e também apresentar para a escola o seu visto de estudante.
- Matrículas
Os candidatos aprovados serão convocados a efetuarem a matrícula perante a secretaria escolar do Conservatório, munidos dos seguintes documentos originais, não é necessário trazer cópias.
- a) 1 foto 3×4 (recente);
- b) RG
- c) CPF
- d) RG e CPF dos pais e/ou responsável (mesmo sendo maior de idade)
- e) Comprovante de residência (contas de consumo: água, luz, telefone, gás, IPTU)
- f) e-mail
- g) Telefones para contato
- Informações gerais
5.1. Os cursos oferecidos pelo Conservatório de Tatuí são gratuitos.
5.2. Caso a quantidade de candidatos aprovados seja superior à quantidade de vagas disponíveis, os nomes dos excedentes constarão de lista de espera, obedecendo à ordem classificatória da seleção. Os candidatos da lista de espera serão chamados nos casos de evasão de alunos durante o primeiro bimestre do primeiro semestre letivo, a critério da Assessoria Pedagógica da AACT.
5.3. É de inteira responsabilidade do candidato o acompanhamento de todas as divulgações, convocações e avisos referentes a este processo seletivo, no site do Conservatório ou nos murais da secretaria escolar, sendo que eventuais dúvidas deverão ser encaminhadas exclusivamente por e-mail, no endereço: secretaria@conservatoriodetatui.org.br
5.4. As disposições constantes deste comunicado poderão sofrer alterações enquanto não consumada a providência ou evento que lhes disser respeito, circunstância que será mencionada em aviso a ser divulgado no site do Conservatório.
5.5 Os dias e horários das aulas serão agendados no ato da matricula, conforme os horários disponibilizados em cada área. Não garantimos que os dias e horários de aulas sejam agendados em um único dia da semana e no mesmo período.
5.6 Conheça o regimento escolar através do link:
https://www.conservatoriodetatui.org.br/wp-content/uploads/2015/03/regimento-escolar-2017-alta.pdf
5.7. Os casos omissos serão analisados e decididos pela Diretoria da AACT.
Associação de Amigos do Conservatório de Tatuí (AACT) – Tatuí, 19 de dezembro de 2017