Comunicados

RELAÇÃO DE APROVADOS(AS) – 3º Prêmio Bolsista Destaque dos Grupos Artísticos do Conservatório de Tatuí

Olá, Estudantes!

A Sustenidos Organização Social de Cultura comunica a RELAÇÃO DE APROVADOS(AS) para a segunda fase do 3º Prêmio Bolsista Destaque dos Grupos Artísticos do Conservatório de Tatuí.

As listas informam, em ordem classificatória, os(as) 15 bolsistas aprovados(as) na categoria MÚSICA ERUDITA, seguida da lista dos(as) 6 bolsistas aprovados(as) na categoria MÚSICA POPULAR.

A segunda fase do concurso será realizada presencialmente nos dias 28 de outubro (Música Erudita) e 29 de outubro (Música Popular) no Teatro Procópio Ferreira, onde cada candidato(a) será avaliado(a) por sua performance em palco e entrevista sobre o projeto junto a banca de jurados(as), composta por artistas e pesquisadores(as) de excelência na área musical.

Para os(as) demais bolsistas candidatos(as) que não constam nessas listas, não obtiveram a nota de corte necessária para classificação, estabelecida pela Banca Avaliadora do concurso. Dúvidas devem ser encaminhadas exclusivamente para o e-mail: bolsistadestaque@conservatoriodetatui.org.br.

CATEGORIA MÚSICA ERUDITA:

Número de inscrição Nome completo Grupo Artístico Pontuação
1ª fase
Média do Projeto
1ª fase
3PBDGA14 Guilherme Alves Ribeiro Orquestra Sinfônica 9,68 4,8
3PBDGA23 Kim Kennerly Banda Sinfônica 9,44 4,7
3PBDGA18 Jessé Silva Raimundo Banda Sinfônica 9,24 4,7
3PBDGA34 Rodrigo Jaime Choque Quispe Orquestra Sinfônica 9,01 4,5
3PBDGA31 Murillo Henrique Pilom Oliveira Camerata de Violões 8,90 4,6
3PBDGA24 Ligia Malen Porta Lopez Orquestra Sinfônica 8,70 4,4
3PBDGA05 Claudia Daniela Mercado Fernandez Banda Sinfônica 8,42 4,1
3PBDGA28 Mateo Lucas Pires Orquestra Sinfônica 8,40 4,3
3PBDGA36 Vinícius Boscolo Anghinoni Banda Sinfônica 8,34 4,3
3PBDGA09 Davi de Carvalho Alberge Orquestra Sinfônica 8,22 4,2
3PBDGA11 Gabriel Eduardo de Lima Orquestra Sinfônica 8,00 4,1
3PBDGA25 Maicon Pereira Jacinto Coro Artístico 8,00 3,9
3PBDGA39 Vitória Keulere Eustachio de Almeida Banda Sinfônica 7,80 3,9
3PBDGA08 Davi Alessandro Gonzalez Ferreira Banda Sinfônica 7,65 4,2
3PBDGA06 Daniel Augusto Galvão D’Ávila Banda Sinfônica 7,65 3,7

 

 

CATEGORIA MÚSICA POPULAR:

Número de inscrição Nome completo Grupo Artístico Pontuação
1ª fase
Média do Projeto
1ª fase
3PBDGA38 Vinícius Ost Dockhorn Big Band 9,40 4,5
3PBDGA02 André Gustavo da Silva Jazz Combo 9,33 4,5
3PBDGA04 Bianca de Melo Almeida Oliveira Música Raiz 8,97 4,8
3PBDGA21 Julian Marcelo Mozzicafreddo Big Band 8,60 4,0
3PBDGA32 Rafael Felipe de Oliveira Meira Grupo de Choro 8,50 4,2
3PBDGA13 Gonzalo Bernabo Cia. de Teatro 7,50 3,8

 

ATENÇÃO!

Os/As bolsistas aprovados(as) para a segunda fase na categoria MÚSICA ERUDITA devem, agora, realizar o agendamento de pianistas colaboradoras até o dia 06 de setembro, sexta-feira, presencialmente no Setor de Pianos, localizado na Sede do Conservatório de Tatuí.

Horários disponíveis para ensaio conforme cada pianista:

MARIANA VIRGILLI
Segunda-feira das 8h às 12h
Sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h

LUCIA BÍSMARA
Quinta-feira das 13h às 18h
Sexta-feira das 13h às 17h

DEBORAH MELISSA
Segunda-feira das 20h às 22h
Terça-feira das 14h às 16h e das 20h às 21h
Quarta-feira das 8h às 12h

MILENA LOPES
Quarta-feira das 08h às 12h
Quinta-feira das 13h às 17h
Sexta-feira das 09h às 12h

TAIS VALIM
Quarta-feira das 8h às 12h

BANCA AVALIADORA – CATEGORIA MÚSICA ERUDITA

Eliana Cecília Maggioni Guglielmetti Sulpicio: Doutora em Musicologia pela ECA-USP; Mestre em Perfomance/Percussão pela Boston University; bacharel em Música com habilitação em Instrumento Percussão pelo Instituto de Artes do Planalto – UNESP; e graduada em Piano pela UNAERP. Professora do Departamento de Música da FFCLRP-USP e orientadora na Pós-Graduação em Música da ECA-USP; realiza pesquisa na área de Ciências da Performance e áreas correlatas. Atua no In Tempori Duo (duo de percussão e trompete, com Carlos Sulpicio). É fundadora do GRUPURI – Grupo de Percussão do Departamento de Música da FFCLRP-USP, do qual é diretora artística e regente. Fundou também o LAPER, Laboratório de Percussão do DM da FFCLRP-USP, voltado às práticas e pesquisa em percussão e rítmica. Possui várias obras compostas para percussão.

Fátima Graça Monteiro Corvisier: Doutora em Música pela Universidade de São Paulo, concluiu o mestrado e graduou-se com Medalha de Ouro na Escola de Música da UFRJ nas classes de Myriam Dauelsberg e Esther Naiberger. Paralelamente, estudou com os pianistas Glória Maria da Fonseca Costa e Homero de Magalhães. Nos Estados Unidos, foi aluna de Luiz de Moura Castro. Como recitalista, já se apresentou em diversas salas de concertos no Brasil, Estados Unidos e Alemanha. Vencedora do II Concurso Dirk Bovendorp e terceiro lugar no III Prêmio Eldorado de Música, foi solista da OSESP, sob a regência de Eleazar de Carvalho. Forma, com o pianista Fernando Corvisier, o Duo Corvisier de piano a quatro mãos e dois pianos, cujo repertório é abrangente, incluindo desde os clássicos até a produção musical brasileira contemporânea. Durante o período de residência nos Estados Unidos (1992-2000), o Duo Corvisier apresentou-se em inúmeros recitais. Destaca-se sua participação na série de concertos da Fundação Rosa Ponselle em Meriden, Connecticut, e em diversos concertos como integrante do Greenbriar Consortium – grupo camerístico formado pelos músicos da Houston Symphony Orchestra, Texas. De suas apresentações internacionais mais recentes destacam-se a palestra-recital realizada em 2007, no Primeiro Encontro de Investigação em Performance promovido pela Universidade de Aveiro, Portugal, oportunidade em que o Duo Corvisier apresentou em primeira audição naquele país as obras para piano a quatro mãos de Ronaldo Miranda; apresentação em recital na Universidade de Houston no ano 2011; apresentação em congressos internacionais, realizando palestras e recitais, nas Universidades de Londres e de Viena (nesta última por ocasião do International Symposium on Performance Science de 2013), na Universidade Internacional de Andaluzia, em 2016, e nas Universidades de Évora e Aveiro (Portugal) em 2019. No primeiro semestre de 2023, o Duo Corvisier realizou uma turnê na Europa (Inglaterra e França), onde foram apresentados recitais, master classes e conferência. Na esfera da Pesquisa em Música, atua com ênfase nas áreas de Pedagogia do Piano e Práticas Interpretativas. Desde 2004, é docente de piano do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Atualmente é Chefe de Departamento.

Graziela Bortz: Professora livre docente de análise, teoria e percepção musical e Diretora do Instituto de Artes da Unesp. Recentemente, finalizou a pesquisa de pós-doutorado financiada pela Fapesp (Proc. 2023/03052-3) na Universidade de Pádua (Itália) sobre memória de curto prazo de músicos, colaborando no projeto multicêntrico MusicEnsemble, sob a supervisão de Massimo Grassi, do Departamento de Psicologia. Trabalha atualmente na redação do livro: Musicking the margins: Selves (re)made in Brazilian community and university music programs, em parceria com a profa. Beatriz Ilari (USC-Califórnia), com contrato para ser publicado pela Oxford University Press brevemente. Foi trompista (OSPA e Theatro Municipal de São Paulo), coordenadora pedagógica da Emesp-Tom Jobim e atualmente colabora como revisora do SIMCAM, Percepta, ANPPOM, Opus, Hodie, Psychology of Music, entre outros periódicos.

Maria Yuka de Almeida Prado: Professora-Doutora em Canto, coordenadora do Laboratório de Performance e Ciências do Canto (LAPECC) e membro do Núcleo de Apoio à Pesquisa do Laboratório de Ciências da Performance (NAP-CIPEM) do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo. Linhas de Pesquisas: 1) Prática Interpretativa: A Canção Brasileira; 2) A Interface entre a Canção Brasileira e a Canção Japonesa; 3) A Interdisciplinaridade no Estudo da Voz e do Canto. Doutorado (2009) e Mestrado (2004) pelo Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Bacharelado em Canto pela Faculdade de Música Kunitachi e especialista em Canção Japonesa e Francesa pelo Centro de Pesquisa de Canções Japonesas e Francesas em Tóquio, Japão. Trabalhos apresentados em Congressos sobre Performance em Portugal, Cingapura, Canadá, Turquia e Áustria. Solista membro do Ensemble Mentemanuque. Apresentações de primeiras audições de compositores brasileiros contemporâneos nos mais importantes teatros do Brasil e no exterior (Japão, Estados Unidos, Suíça, Alemanha, Portugal, Cingapura e Itália).

Valerie Ann Albright: Bacharel em Música com Habilitação em Contrabaixo pelo New England Conservatory of Music, Boston, EUA (1981); Mestrado em Música pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996) e Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). É docente efetiva do Instituto de Artes da UNESP onde leciona Contrabaixo Acústico desde 1987. Foi Vice-Chefe do Departamento de Música (2005-2009), Coordenadora dos Cursos de Bacharelado em Música e Licenciatura em Educação Musical (2008- 2012) e Vice-Diretora (2012-2016). Em 2016 foi eleita Diretora do Instituto de Artes para a gestão 2016-2020. Suas pesquisas são realizadas na área de Performance Musical, com sub-áreas performance de repertório dos séculos XX e XXI, análise de repertório para contrabaixo e performance histórico com ênfase em escordatura. Também se interessa pela área de análise musical de obras compostas no século XX, e, principalmente, nas obras orquestrais de Charles E. Ives e Heitor Villa-Lobos. Sua carreira como contrabaixista inclui a participação em grupos como a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, a Orquestra do Estado de São Paulo, a Orquestra Nova Sinfonieta e a Orquestra do Teatro Municipal de São Paulo, entre outros. É ativa como solista e especialista em obras dos Séculos XX e XXI.

 

BANCA AVALIADORA – CATEGORIA MÚSICA POPULAR

Gê Côrtes: de Juiz de Fora, é uma das pioneiras do contrabaixo no país. Começou a estudar música em casa e ganhou seu primeiro instrumento aos 14 anos. Vem de uma família musical: é filha do compositor Edmundo Villani-Côrtes e da cantora lírica Efigênia Côrtes. É uma artista multifacetada: toca baixo elétrico, contrabaixo acústico, é arranjadora e se descobriu compositora em seu projeto mais recente: a Jazzmin’s Big Band. Participou da Orquestra Jazz Sinfônica por 24 anos e participou da fundação de conjuntos só de mulheres, como o Kali (música instrumental brasileira) e a própria Jazzmin’s Big Band.

Lis de Carvalho: pianista, arranjadora e compositora, iniciou seus estudos de piano aos 6 anos com a mãe. Dos 9 aos 17 anos, estudou com Lina Pires de Campos, quando fez recital na Pró Arte entre outras participações em concursos e audições de alunos da Escola Magda Tagliaferro. Mais tarde, iniciou seus estudos de Piano Jazz com Hilton Valente, Gogo, hoje professor da Unicamp; Composição com H. J. Koellroeuter; e Harmonia, Arranjo e Orquestração com Cláudio Leal Ferreira. Completou o bacharelado em Piano Popular na Faculdade Santa Marcelina. É professora do curso de Piano Popular e Harmonia na EMESP Tom Jobim. Em 2005, gravou o CD “Bossa Nova” da série MPBaby pelo selo MCD e, em 2008, lançou a videoaula “Formas de Acompanhamento” pela editora HMP. Tem várias de suas composicões gravadas em seis CDs e dois DVDs com Celso Pixinga, e participação em CDs de música instrumental e vocal gravados ao lado de músicos como Bocato, Faíska, Léa Freire, Teco Cardoso, Sizão Machado e Maestro Gil Jardim. Participou como pianista/tecladista e compositora do Grupo “Kali” e como pianista e arranjadora, ao lado do Maestro Tasso Bangel, do Grupo “Tom da Terra”, que com o CD Brasil Branco Negro foi indicado ao Prêmio TIM como melhor grupo vocal de 2003. Tocou com artistas como Paulo Moura, Raul de Souza, Lula Galvão, Roberto Sion, Edu Lobo e Orquestra Jazz Sinfônica, Quarteto em Cy, Vânia Bastos, Tetê Spindola, Eliete Negreiros, Zezé Mota, Paula Lima, Margareth Menezes, Walter Franco. Lançou o CD ‘Caminho de Dentro’ no programa Sesc Instrumental, que foi ao ar em setembro de 2012. Tem se apresentado em diversas formações pela noite paulistana, tendo iniciado as gravações de um novo projeto autoral.

Paula Valente: saxofonista e flautista, formada em Composição e Regência pela Unesp, com mestrado e doutorado pela USP na área de Processos da criação musical. Integrante da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo desde sua fundação, em 1990. Apresentou-se com grandes nomes da MPB, tais como: Tom Jobim, Edu Lobo, Zizi Possi, Egberto Gismonti, Ivan Lins, Milton Nascimento, etc. Professora de saxofone da EMESP Tom Jobim desde 1990 (antiga ULM). Desenvolve intensa atividade didática por meio de cursos de sax, flauta, linguagem da improvisação e música brasileira.