São oferecidos cursos de artes cênicas (teatro juvenil, teatro adulto, aperfeiçoamento em performance e cenografia); canto lírico; choro (bandolim, cavaquinho, flauta, percussão e violão sete cordas); cordas sinfônicas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo); educação musical (musicalização infantil, iniciação musical, musicografia braile e musicalização para educadores); luteria; MPB & Jazz (piano, contrabaixo elétrico, contrabaixo acústico, guitarra, sopros e violão); percussão sinfônica; performance histórica (flauta doce, cravo, baixo contínuo, cordas dedilhadas históricas, violino barroco, viola barroca, viola da gamba, violoncelo barroco e fortepiano); piano clássico; regência (banda e coral); sopros – madeiras (flauta transversal, oboé, clarinete, saxofone e fagote); sopros – metais (trompete, trompa, trombone, trombone baixo, eufônio e tuba); violão clássico.
Não. Todos os cursos são gratuitos. O único valor pago é a taxa de inscrição para o processo seletivo.
Para estudar no Conservatório de Tatuí é preciso participar de um processo seletivo. Ele é composto por uma avaliação via vídeo, com repertório gravado conforme a faixa etária (para todos os cursos de música), e uma prova prática (para candidatos com conhecimento).
Em caso de candidatos sem conhecimento musical, a seleção ocorre via entrevista.
No caso dos cursos de artes cênicas, são provas práticas (leitura de texto) e entrevista.
No caso do curso de luteria, para candidatos com mais de 16 anos, é realizada uma avaliação prática de habilidades manuais.
No caso dos cursos da área de Educação Musical (para crianças de 4 a 6 anos), a seleção ocorre via sorteio público.
As inscrições para novos alunos abrem sempre nos meses de junho/julho e dezembro/janeiro. Ou, em caso de vagas remanescentes, a qualquer momento. Para verificar se há vagas em aberto, é preciso acessar o site conservatoriodetatui.org.br/vagas
As inscrições podem ser feitas online, no site conservatoriodetatui.org.br/vagas
A taxa de inscrição é paga via boleto bancário.
Sim, desde que esteja dentro dos critérios de faixa etária indicados para cada curso.
A idade mínima varia conforme o curso pretendido.
É permitido inscrever-se apenas para um curso, com exceção aos candidatos que pretendem fazer Educação Musical para Educadores ou Regência – neste caso, poderá inscrever-se também para um curso de instrumento/voz.
O aluno do Conservatório de Tatuí tem aulas práticas, aulas teóricas e prática de conjunto (ensaio junto aos diversos grupos do Conservatório de Tatuí - tendo grupos, inclusive, para alunos iniciantes). O candidato inscrito e aprovado no teste/entrevista efetua sua inscrição e no ato desta é encaminhado aos professores de instrumentos e professores de matérias teóricas para marcar seus horários de aulas de acordo com a disponibilidade de cada professor. A escola não garante ao aluno a frequência às aulas uma única vez por semana, devido às disciplinas que tem para cumprir em sua grade curricular. Em geral um aluno de nível iniciante deverá frequentar no mínimo duas vezes por semana e quanto mais ele avança em seu curso, mais dias da semana terá de estar presente para cumprir as diversas disciplinas do curso.
Não.
Sim. Porém, para concorrer a elas é preciso ser aluno regularmente matriculado.
Sim, para alunos regularmente matriculados e conforme critérios da Assistência Social.
Para mais detalhes, acesse o Regimento Escolar disponível em: http://www.conservatoriodetatui.org.br/wp-content/uploads/2015/03/regimento-escolar-2017-alta.pdf